quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A oração

Boa tarde blogueiros!!! ;D

Para quem estava presente no Retiro da PJ², lembra que tivemos uma pregação sobre "Oração". 
Onde o Armando nos falou que orar, além de outras coisas, é uma conversa com Deus, assim como conversamos com um amigo. E que Deus escuta TODAS as nossas orações. 
Como você tem levado isso para sua vida?

Trago aqui um texto do Pe. Alirio José Pedrini, SCJ, onde ele fala sobre a oração. Para que possamos nos aprofundar ainda mais nessa prática.

Uma das maiores honras, alegrias, grandezas e riquezas do ser humano é poder relacionar-se, é poder conversar com o Deus vivo.
 

Orar é conversar com Deus

     Toda conversa, toda fala com Deus é oração. Mas só é verdadeira oração aquela comunicação escrita e lida, ou espontânea, que seja uma  “conversa”, uma forma de comunicação com Deus. Só é verdadeira oração aquela prece que põe em contato o coração humano com o coração de Deus.
   O Espírito Santo é mestre em ensinar, formar e educar para a melhor oração, aquela que seja comunicação com Deu
    Porque sabe quanto Deus ama o ser humano e quer perdoá-lo, libertá-lo, curá-lo, preenchê-lo de bens, santificá-lo, realizá-lo e fazê-lo feliz, o Espírito Santo quer levar o ser humano a escutar, a falar, a comunicar-se com o Deus vivo. É principalmente por meio desse  relacionamento que Deus realiza sua obra no coração humano.
            Também porque sabe quanto o ser humano é pobre, frágil, necessitado, enfermo  e  pecador  que  o  Espírito  Santo   quer conduzi-lo a se relacionar com Deus. Ele sabe que só Deus tem todas as soluções e respostas para todos os problemas humanos.
            Diante desses dois porquês, o Espírito Santo quer ensinar o ser humano a elevar-se para Deus, a comunicar-se com Deus, a orar a Deus, a ouvir e dar respostas a Deus. Numa palavra: o Espírito Santo quer ensiná-lo a orar.

O Espírito Santo leva à oração

 Basta que a pessoa conheça e acolha o Espírito Santo como amigo, para que Ele se manifeste e a induza à oração, à comunicação com Deus. O Espírito Santo pode até manifestar-se com um Dom infuso de oração. Isto é, pode conceder uma capacidade imediata de abrir o coração e a boca, e começar imediatamente a adorar, louvar, glorificar, bendizer, agradecer, ou pedir perdão a Deus. Mesmo que a pessoa nunca o tenha feito antes.
            O Espírito quer ensinar todas as melhores formas de oração como: contemplação, meditação, oração de quietude, escuta, adoração, louvor, ação de graças, salmodia, intercessão, oração penitencial e outras. Pode até conceder o dom de orar numa linguagem ininteligível.
            Mais do que ensinar, Ele pode conceder um dom imediato, pelo qual o coração passa a orar por uma capacidade infusa.
            “Espírito Santo, ensinai-me a orar! Ensinai-me a conversar com Deus! A ouvir o Deus vivo! Ensinai-me a me relacionar com o Deus da minha vida e do meu coração! Educai-me para a melhor comunicação com Deus! Dai-me o dom da oração! Sede meu mestre de oração. Amém!”

Fiquem com Deus! 

2 comentários:

  1. Pq quando começamos uma reunião, uma oração, uma adoração, clamamos ao Santo Espírito?

    O Espírito Santo nos torna cada vez mais intimos de Deus! Sendo assim, sejamos nós tambémintimos dele, para que possamos através dele, ser mais íntimos também de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Concerteza Webster a oração nos fortifica e nos torna mais íntimos de Deus, disso não tenho duvidas, a oração é o alimento espiritual essencial para vivermos uma vida plena e em comunhão com Cristo. Sem oração a vida com Deus não é completa. Boa tarte PJ². =)

    ResponderExcluir