terça-feira, 4 de outubro de 2011

São Francisco de Assis e os animais


Olá blogueiros e pejoteiros! Boa tarde! ^^

Hoje a Igreja celebra o dia de São Francisco de Assis, que dentre outras características, é conhecido como o Santo protetor dos animais. E é por isso que hoje vamos refletir um pouco sobre isso. =D

Muitas são as vezes que vemos, escutamos, recebemos mensagens falando da violência contra animais. Muitas vezes também não sabemos o quanto podemos ter afeto e cuidado por essas criaturas. É por isso que o Catecismo da Igreja Católica vem nos dizer que:

“Os animais são criaturas de Deus que os envolve com a sua solicitude providencial. Pela sua simples existência, eles o bendizem e lhe dão glória. Também a eles os homens devem carinho. Lembremos com que delicadeza os santos como S. Francisco de Assis ou S. Filipe Neri tratavam os animais.” (n. 2416)

“Pode-se amar os animais, porém não se deve orientar para eles o afeto devido exclusivamente às pessoas.” (n. 2418)

Nós devemos cuidado e carinho com os animais. Nunca agir e nem condizer com violência contra essas criaturinhas de Deus. Somos chamados a nos opor a esse tipo de atitude. A protestar, a falar, a pedir. 

E assim também como coloca o Catecismo, pode-se amar os animais, mas não com o mesmo afeto que se tem por um humano. Não podemos dar mais valor aos animais do que as pessoas, podemos sim ter respeito enquanto criaturas de Deus. Sabemos que nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus, apenas nós. E que somos chamados a cuidar das outras criações.

Então, nesse dia de São Francisco de Assis, convido todos a refletir sobre a proteção dos animais e do meio ambiente. O que estamos fazendo sobre isso? Estamos tendo o devido cuidado com as criações do nosso Amado? 

Termino deixando algumas frases de São Francisco de Assis:
"E se por esse motivo tiver de suportar perseguições da parte de alguém, que então o ame ainda mais por amor de Deus."

"Ao servo de Deus nada deve desagradar senão o pecado."

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, em breve estarás fazendo o impossível."

"Onde a pobreza se une à alegria, não há cobiça nem avareza."

Fiquem com Deus! ^^ 
Alice Maria, Comunicação da PJ².

Um comentário:

  1. É isso aí!

    Cuidemos dos animais com o mesmo respeito que São Francisco de Assis tinha por eles!

    ResponderExcluir