segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Primeiros Passos - Oração #01

Olá, galera, teremos no blog alguns posts, com dicas e conselhos, voltados para quem está iniciando nos caminhos da fé. Lembrando que não são regras, e sim dicas que são frutos de experiências pessoais e, consequentemente, trocadas pelos irmãos de caminhada. O que está escrito tem como único e exclusivo intuito ajudá-los na jornada da fé.

Primeiros Passos - Oração
 
A oração é um dos pilares da vida espiritual, pois é o momento que podemos nos encontrar com Deus, uma vez que a busca de intimidade com Deus é conquistada através da oração. Intimidade com alguém não pode ser forçada, por isso a vida espiritual não pode ser compelida (ou coagida ou obrigada, tudo é sinônimo), é preciso ter encontros e trocar amores. É dessa forma que temos de orar sem complicar a oração. Santa Teresinha do Menino Jesus diz que: “Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria.”

Por mais simples que seja o ato de orar, devemos ter um cuidado e um carinho especial ao tratar de oração, eis algumas dicas para uma boa oração:

1. Preparação

É importante estar preparado para entrar em oração. Desse modo, é importante reservar um tempo para uma oração mais profunda, escolher um melhor horário em que se possa rezar tranquilamente. Além disso, é necessário preparar um local silencioso, onde você possa se concentrar sem que ninguém lhe interrompa. Além de um horário e lugar, é importante preparar o coração, a mente e o corpo. É preciso se desligar do mundo e voltar-se inteiramente para Deus.

2. Modo

Na verdade não importa o modo como você fica, deve sempre ficar o mais confortável possível, mas de um modo que ajude. Você pode rezar em pé, sentado, de joelhos, deitado, de olhos abertos ou fechados, de luz acesa ou apagada, falando ou em silêncio. O importante é que você fique confortável o suficiente para rezar, mas tendo cuidado para não se dispersar ou dormir, por exemplo. A oração não consiste em muitas palavras, mas em muito amor.

3. Começando

Muitas vezes, e, principalmente quando não temos o costume de rezar, sentimo-nos perdidos ao começar uma oração pessoal, sem um norte ou uma orientação fica difícil engrenar na oração, chegando até de desistir de rezar. Desse modo, uma forma para nos guiar na oração é ler um livro religioso e, em cima das páginas lidas, começar a oração. Pode ser um livro de santos ou de um autor que goste. Um livro extremamente recomendado (o principal) é a Bíblia, fonte de vida e amor. Outra forma interessante é escutar ou cantar alguma música religiosa e rezar partindo delas.

4. Rezando

A oração é livre e o caminho dela é trilhado por você. Sabendo disso, você começa por onde se chamar mais atraído, como fazendo o sinal da cruz, clamando o Espírito Santo; louvando a Deus, pedindo perdão; intercedendo por alguém. Fale, cante, chore, dance, ame... Faça sua oração de um modo que sinta Deus mais perto, mas o mais importante é deixar Deus conduzir.

5. Terminando

Ao terminar, podemos escrever os frutos da oração para que possamos acompanhar nossa caminhada, bem como procurar alguém e partilhar, mas o fundamental é pôr em prática tudo o que o Senhor nos revelou.

Bem, em breve, continuaremos a tratar desse assunto. Espero que algumas dessas palavras, lançadas ao vento, possam ser úteis a alguém. Como podemos ver, orar é extremamente simples.


Diego de Oliveira - Núcleo de Formação da PJ²
 
Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário