quinta-feira, 14 de julho de 2011

"Hoje, todos nós somos jornalistas."

"Hoje, todos nós somos jornalistas." Foi o que afirmou o professor da Universidade de São Paulo, doutor Mauro Wilton de Souza na primeira palestra desta quarta feira, 13, no 1º Seminário de Comunicação dos Bispos do Brasil (Secobb), onde a evolução dos modelos de comunicação foi destaque.


“A partir da Revolução Industrial não comunicamos um para o outro. E, sim, um para muitos”

Hoje em dia, com toda a evolução das mídias sociais, nós nos tornamos comunicadores, assim como receptores de informações a uma velocidade impressionante. Uma frase que alguém diga, uma notícia, em questão de minutos pode ser postada no Twitter, por exemplo, e muitos terão acesso. Não há um controle.

Por esse motivo, mais do que nunca, nós assumimos grande responsabilidade na sociedade.Tanto como comunicadores, aqueles que falam, que comunicam, que informam, como receptores, aqueles que recebem a informação. A transparência e a ética em nossas palavras e o discernimento ao interpretarmos uma informação são nossa responsabilidade.

O Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Scherer, lembrou episódios em que a culpa de acontecimentos foi lançada à Igreja Católica. Acusações como: “A Igreja católica foi aliada da ditadura militar. A Igreja católica promoveu o nazismo e o holocausto. Igreja católica promove pedofilia”, ressaltou. Um exemplo da falta de comunicação, o que exige reflexão.

Dom Odilo fez um apelo para que a Igreja se comunique mais e melhor. “Nós comunicamos pouco a nossa verdade. Não só a da fé, mas a verdade eclesial, o que somos e como vivemos. Muitas vezes não comunicamos os trabalhos sociais.As pessoas devem saber mais sobre os trabalhos da Igreja”.

Sejamos jornalistas sim, mas jornalistas da Verdade, do testemunho, da evangelização.

Fiquem com Deus!^^

Um comentário:

  1. Por isso mesmo o uso das mídias digitais é muito importate. Nós temos que evangelizar cada vez mais por esses meios tb. E o blog é uma ótima maneira de conectar os irmãos com notícias sobre a nossa fé!

    ResponderExcluir