quinta-feira, 7 de julho de 2011

Cyberbullying: violência para além do real

Boa tarde pessoal!


Nesse post trago em questão um problema crescente em todo o mundo, o CYBERBULLYING.
Você talvez não conheça essa palavra em especial, mas com certeza já ouviu sobre o Bullying.

O Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. Fonte: http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm.

O Cyberbullying é o uso da internet e de outros meios de comunicação para o mesmo fim, violência.

Por que isso é tão preocupante? Porque está se tornando frequente e ainda mais cruel.

Se antes a pessoa sofria bullying na escola, ou no trabalho, ou em qualquer lugar específico que seja, agora ela sofre bullying a todo momento, pois, ele continua através das mídias sociais, de mensagens em celular, etc. E os agressores são cada vez mais impiedosos pelo fato de que na internet eles podem tornar-se anônimos.

O que nós podemos fazer a respeito? Considerando que nós estamos nesse meio como platéia, e não como o agressor ou o agredido, nós podemos nos projetar como defensores do agredido. Muitos assistem a essa violência de maneira passiva, sem fazer nada a respeito, por ter até medo de tornar-se vítima também, outros mais maldosos assistem como uma forma de entretenimento, rindo do agredido, e outros( que devemos ser) denunciam( na escola, no trabalho, etc), conversam com a vítima, e nos casos mais extremos de cyberbullying denunciam nas delegacias especializadas em crimes digitais. Como eu posso fazer isso?
Primeiro você deve preservar as provas. Salve emails(imprima-os), faça print das páginas. Procure a delegacia mais próxima. Infelizmente aqui no Ceará ainda não existe uma especializada em crimes cibernéticos, mas mesmo assim, você pode procurar qualquer delegacia para denunciar.

A vítima também pode fazer a denuncia ao prestador de serviço do conteúdo( por ex: orkut, twitter...), solicitar que retirem o conteúdo do servidor e também guardem como provas, para posteriormente também tentar identificar o agressor. Sim, tem como identificar.

A respeito de qualquer crime cibernético, nós podemos denunciar facilmente através dos próprios meios de denúncia das redes( por ex no orkut existe o botão para denunciar) e também existe um site especializado: http://www.safernet.org.br/site/

Eu falei nesse post mais direcionado a "plateia", quem presencia a situação.  Esse assunto ainda requer muito o que falar, mas por enquanto ficaremos até aqui.

Faça a sua parte!

Fiquem com Deus! ^^

Um comentário:

  1. Faz todo sentido, Alice! Como Cristãos que somos, temos o dever de defender nossos irmãos de todo e qualquer tipo de violência, seja física ou psicológica.

    ResponderExcluir