sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cyberbullying: Violência para além do real (2)



Boa tarde pessoal! ;D
Dando continuidade ao assunto Cyberbullying, irei passar algumas dicas de como evitar ser vítima e/ou ter suas informações pessoais divulgadas sem sua permissão.

1: Add somente amigos em suas redes sociais. Caso você queira add um conhecido, alguém que você conhece mas nem tanto, analise o perfil dele, veja se ele usa aquele perfil frequentemente, a quantidade de informações pessoais que existem nele. Evite em toda hipótese add perfis que você não conhece.

2: Separe seus contatos por categoria. No orkut por exemplo você pode escolher que tem acesso a suas fotos, aos seus recados, etc. Escolha pessoas próximas a você para dar mais liberdade em seu perfil.

3: Nunca, never, em hipótese alguma diga seu login/senha para alguém. E principalmente, se você utiliza computadores em sua escola, trabalho, ou lan house, tome todo cuidado para não deixar salvo lá. Uma dica de segurança também é trocar sua senha todo mês. Você pode mudar pouca coisa( até pra não esquecer tanta senha). Mas sempre dá aquela mudada.

4: Quer conversar algo muito pessoal com alguém? Use a internet se for muito necessário. Mas prefira ao vivo. Uma conversa em msn por exemplo pode ficar salva, ou intencionalmente recuperada por alguém que deseje te fazer algum mal. Esse dica é mais pra quem está fora de casa, isso quer dizer, não está em seu computador pessoal. Ps: Acontece muito que as pessoas escrevem coisas pessoais e mandam por depoimento no orkut, quem recebe ou "sem querer" ou intencionalmente aceita o depoimento e todo mundo lê. Ou mesmo a pessoa que recebeu "compartilha" a senha com outra pessoa(namorado, amigo) e o outro lê o que não era para ler.

5: Se algum contato estranho seu está te incomodando, xingando, etc...é pra isso que existe o botão "bloquear" e "excluir". Não comece uma guerra online, não revide. Revidar irá fazer o agressor gostar e te perturbar ainda mais.

6: Se a sua conta está sofrendo ataque de vários perfis estranhos, pessoas que você não conhece te xingando, ou etc...é melhor trocar a sua conta. É melhor a dor de cabeça de add seus amigos de novo do que a dor de cabeça de seu perfil sendo alvo de agressores virtuais. Lembre-se de apagar todas as suas informações da sua conta antiga.

7: Mantenha seu computador seguro. Tenha um anti-vírus atualizado frequentemente. Coloque senhas de acesso a suas pastas pessoais.

8: Se está sofrendo cyberbullying, salve logo as provas. Faça print. Corte o mal logo pela raiz. E não hesite em conversar com alguém sobre isso...fale com seus pais e/ou seus amigos mais próximos.

9: Utiliza pendrives fora de casa? ( Quem não utiliza né?) Tente manter no seu pendrive arquivos não muito pessoais. Ah não ser que seja necessário. Já pensou perder o pendrive cheio de fotos suas?

Bom, isso tudo é o básico e principal. Seguindo essas dicas você já estará bem mais seguro, até pra ataques de hackers.

Se quiser saber mais, conversar sobre o assunto, manda email para : alice.mmpj@gmail.com
Como o email já diz: Alice. ;D Núcleo de Marketing da PJ². Estudante de Pós-Graduação em Segurança da Informação, disponível para ajudar no que puder.

Fiquem com Deus!^^

2 comentários:

  1. Ótimas informações, Alice! Mas gostei mesmo foi da apresentação no final! :P Sensacional!

    ResponderExcluir
  2. rsrs Pensei assim: Se eu vou me colocar a disposição sobre o assunto, melhor eu dizer quem eu sou e porque eu posso, talvez, ajudar né. rs Eu já to pensando em mudar o nome desse Núcleo, sempre que eu digo que sou do Marketing da PJ² o pessoal faz: viiiiixeee. rsrsrs

    ResponderExcluir