segunda-feira, 20 de junho de 2011

Solenidade da Santíssima Trindade

 Bom dia blogueiros amados! ^^
Ontem(19/06) nossa Igreja celebrou a solenidade da Santíssima Trindade.

Acho que a maioria de nós já ouviu muito dizer que a Santíssima Trindade é um só Deus em três, é o Pai, Filho e Espírito Santo, que são três pessoas mas uma só essência...enfim...alguma vez na vida já ouvimos sobre esse lindo mistério.
Acontece que apesar de sabermos disso, acreditarmos nisso...algumas vezes ficamos confusos(até porque é um mistério), e muitas vezes quando questionados por pessoas que não acreditam, não conseguimos dar uma resposta que possa deixar pelo menos aquela sementinha...

Ontem na missa, o Padre aqui da Paróquia São João Eudes contou uma história que achei muito interessante e que deixarei aqui como aprendizado para nós, e uma ajudinha na hora de tentar "explicar" o mistério da Santíssima Trindade:

"Uma vez uma criança chegou para mim e perguntou: 
Padre, eu posso comparar a Santíssima Trindade com a água? 
Eu respondi: Com a água? Mas por que com a água? 
A criança respondeu: Veja só Padre, a água tem três estados físicos não é?
Eu disse(lembrando das aulas de química): Sim, sólido, líquido e gasoso. 
A criança continuou: Pois é, no estado sólido a água fica dura, vira gelo, mas continua sendo H2O...no estado gasoso, a água vira gás, fica quase que invisível, mas continua sendo H2O...e no estádo líquido a água é água né, e continua sendo H2O... Então, a água se apresenta em 3 estados diferentes, mas a essência é sempre a mesma, H2O...E o Senhor disse que a Santíssima Trindade são três pessoas, mas uma só essência."  

Quando terminou a história o Padre disse que aprendeu mais com a criança do que com as aulas de teologia. rs 

Essa história nos mostra como nós conseguimos entender fácil coisas que nos mostram, nos provam diante de nossos olhos...e quando tentamos entender algo que não nos foi mostrado(fisicamente), ficamos cheios de dúvidas, questionamentos que nos levam a não acreditar as vezes. 
Ter questionamentos é natural, mas busquemos sempre em Deus nossas respostas, não deixemos que as dúvidas nos tornem incrédulos, ou jovens de pouca fé. 

Fiquem com Deus! ^^

Um comentário:

  1. É incrível como a simplicidade de uma criança pode muitas vezes ser uma gota de sabedoria escondida.

    ResponderExcluir