segunda-feira, 13 de junho de 2011

Refletindo sobre...

Se te baterem na face direita, oferece-lhe também a esquerda.


O Evangelho de hoje nos diz:

Mt 5,38-42

"Ouvistes que foi dito: 'Olho por olho e dente por dente!' Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir, e não vires as costas a quem te pede emprestado. 


Recordamos, de início, uma frase do papa Bento XVI: " a reconciliação e o perdão são, sem dúvida alguma, condições para construir uma verdadeira paz." (Sacramentum Caritatis, 89).

Que nós possamos pedir a Deus que cada vez mais tenhamos discernimento, possamos agir passivamente diante das situações que nos são impostas...

Se te baterem na face direita, oferece-lhe também a esquerda, como você leva isso para sua vida?
 

3 comentários:

  1. O Evangelho de hj é perfeito! Muitas vezes julgamos alguém por seus atos sem conhecer toda a história envolta dos fatos.

    Quando isso acontecer, e formos julgados ou atacados por algo. oferece a outra face, e llembra que o real motivo de tudo na nossa via é a busca constante pelo amor de Deus!

    Boa semana a todos!

    ResponderExcluir
  2. Oferecer a outra face é primeiramente compreender para depois perdoar. As vezes, apressamo-nos em perdoar. Contudo, o perdão cala mais no coração no coração de nosso semelhante quando compreendemos que não podemos exigir dele perfeição que estamos longe de possuir. Afinal, quem de nós não busca ser perdoado de suas faltas?

    ResponderExcluir
  3. Embora cerca de 1364 anos antes de Cristo , o faraó Akhenaton ao perdoar o médico real Sinouhé por não ter socorrido o seu filho, que faleceu por falta de cuidados médicos, tenha dito que, “DEVEMOS PERDOAR E DAR A OUTRA FACE PARA SER ESBOFETEADA”.

    E em 563 a.C. o BUDA Siddartha Gautama tenha dito que, “QUALQUER UM QUE TE BATER NA FACE DIREITA, OFERECE-LHE TAMBÉM A OUTRA”.

    Em 5:39 MATEUS teve o cinismo de afirmou que Jesus foi o primeiro a ter dito que, "Se alguém te bater na face direita, vira-te e oferece-lhe a esquerda."
    Lisandro Hubris

    ResponderExcluir