segunda-feira, 27 de junho de 2011

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA O 45º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Boa tarde pessoal! ^^

Você sabe o que o Papa falou sobre as mídias sociais? Nós que estamos tão antenados as novas realidades digitais devemos também estar ligados ao que elas nos proporciam de bom, principalmente em como podemos utiliza-las para evangelizar cada vez mais.

Colocarei aqui alguns trechos da mensagem do Papa para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais que tem como tema "Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital".
O texto completo você encontra em:
http://www.vatican.va/holy_father/benedict_xvi/messages/communications/documents/hf_ben-xvi_mes_20110124_45th-world-communications-day_po.html



Queridos irmãos e irmãs!
"Por ocasião do XLV Dia Mundial das Comunicações Sociais, desejo partilhar algumas reflexões, motivadas por um fenómeno característico do nosso tempo: a difusão da comunicação através da rede internet."

"As novas tecnologias estão a mudar não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma, podendo-se afirmar que estamos perante uma ampla transformação cultural. Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão."

"Como qualquer outro fruto do engenho humano, as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano."

" A presença nestes espaços virtuais pode ser o sinal de uma busca autêntica de encontro pessoal com o outro, se se estiver atento para evitar os seus perigos, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual. Na busca de partilha, de «amizades», confrontamo-nos com o desafio de ser autênticos, fiéis a si mesmos, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio «perfil» público."

" Esta é uma grande oportunidade, mas exige também uma maior atenção e uma tomada de consciência quanto aos possíveis riscos. Quem é o meu «próximo» neste novo mundo? Existe o perigo de estar menos presente a quantos encontramos na nossa vida diária? Existe o risco de estarmos mais distraídos, porque a nossa atenção é fragmentada e absorvida por um mundo «diferente» daquele onde vivemos? Temos tempo para reflectir criticamente sobre as nossas opções e alimentar relações humanas que sejam verdadeiramente profundas e duradouras? É importante nunca esquecer que o contacto virtual não pode nem deve substituir o contacto humano directo com as pessoas, em todos os níveis da nossa vida."

"Comunicar o Evangelho através dos novos midia significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos nas plataformas dos diversos meios, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele. Aliás, também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia. Nos novos contextos e com as novas formas de expressão, o cristão é chamado de novo a dar resposta a todo aquele que lhe perguntar a razão da esperança que está nele (cf. 1 Pd 3, 15)."

" A verdade do Evangelho não é algo que possa ser objecto de consumo ou de fruição superficial, mas dom que requer uma resposta livre. Mesmo se proclamada no espaço virtual da rede, aquela sempre exige ser encarnada no mundo real e dirigida aos rostos concretos dos irmãos e irmãs com quem partilhamos a vida diária. Por isso permanecem fundamentais as relações humanas directas na transmissão da fé!"
"Em todo o caso, quero convidar os cristãos a unirem-se confiadamente e com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível; e não simplesmente para satisfazer o desejo de estar presente, mas porque esta rede tornou-se parte integrante da vida humana."

" Convido sobretudo os jovens a fazerem bom uso da sua presença no areópago digital. "

Vaticano, Festa de São Francisco de Sales, 24 de Janeiro de 2011.

BENEDICTUS PP. XVI 



As mídias sociais são mais um instrumento que nós podemos e devemos utilizar para levar a todos a Verdade que conhecemos, o amor incondicional, a felicidade constante, enfim, a nossa experiência com o incomparável amor de Deus.
E também podemos e devemos utilizar para conhecer mais sobre nossa Igreja, graças a Deus existem infinitos meios de estarmos antenados. Façamos essa experiência, de comunicar e sermos comunicados nessa era digital.

No blog da PJ² você pode também fazer compartilhamento nas principais mídias sociais. Veja os links logo abaixo das postagens, e quando achar que é interessante e que irá atingir seu grupo de amigos, compartilhe.
Claro que não vamos encher as páginas dos nossos amigos, façamos da melhor forma. ^^

Fiquem com Deus! ;D

Um comentário:

  1. É isso aí! Papa Bento XVI defendendo o uso de forma sadia da Internet, não apenas como fonte de notícias ou outras atividades menos instrutivas, como jogos e comunidades, mas como meio de Evangelização! Apoiado, Ultra-Jovem Bento! :D

    ResponderExcluir