quarta-feira, 8 de junho de 2011

Aproxima-se o Dia dos namorados

Aproxima-se o Dia dos Namorados. S2

Você sabe como surgiu essa data? 

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.

A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentin -- que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

Apesar de ser uma data, pelo menos no Brasil, originada pelo apelo do comércio não deixa de oferecer uma oportunidade para se refletir sobre a beleza do amor.


O importante nessa data é descobri ou redescobri quão belo é o amor humano e como é necessário zelar por ele e reconciliar-se com nossa história. Deus está conosco e não é de forma alguma indiferente ao que sentimos. 

A data é também uma ocasião excelente para fazermos a experiência do amor apaixonado de Deus por cada um de nós. Pois como um apaixonado tem nosso nome gravado na palma de sua mão e nos quer unicamente para Ele. Este amor apaixonado de Deus por nós é motor que deve impulsionar o nosso amor e torná-lo potente e fecundo. 

Acreditamos que é possível se viver um namoro santo, casto, voltado para os valores verdadeiros e autênticos. Acreditamos que é possível viver a plenitude do amor, dentro do namoro, nos gestos do cuidado, da doação, da oferta de vida, da promoção do outro, não deixando assim sere arrastados por esta cultura da banalização do sexo e do corpo, dons de Deus e que correspodem à finalidade do amor conjugal. Que o Senhor nos faça viver amizades santas, livres, despretensiosas e que o namoro não seja o centro, uma idolatria do outro, mas uma ponte para que o projeto de Deus se consolide em nós e para que tudo seja fonte de benção um para o outro, e ambos para os outros. Bendito seja Deus pela vocação ao namoro, por cada Maria e cada José do nosso tempo que continuam acreditando na castidade, no pudor, na beleza e pureza do namoro, na família e na evangelização do mundo através de namoros santos, casais santos e Famílias Santas. Obrigado Senhor, pelo dom do namoro! 

 Fiquem com Deus! S2

2 comentários:

  1. O namoro santo é a resposta do amor de Deus, uma verdade que poucos conhecem.E sim, evangelizar através do namoro alegra o coração de Deus.
    Feliz Dias dos Namorados pra todos!

    Ass. D'nise

    ResponderExcluir
  2. Só sei que o meu Amor é PJoteiro..........
    ....Bjos para o meu bbzinho.......

    ResponderExcluir