segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Oi, Senhor!



E aêeee galerinha!!! ;D Muito boa a reunião da PJ² domingo não foi? Revigora nossas forças e ainda nos faz aprender muito mais sobre a amizade.

E nesse início de semana trago um texto da Manuela Cabral, lá do blog do Destrave da Canção Nova, onde ela fala sobre como nós utilizamos nosso tempo. É muito bom para refletirmos e quem sabe organizar alguma bagunça que fazemos com o nosso tempo. ;D

A vida é uma correria. São inúmeras tarefas a cumprir, muitas vezes simultaneamente! O grande desafio atual é encontrar “um tempo”: um tempo pra nós mesmos, para as pessoas que amamos, para o próximo… e a lista continua indefinidamente. Destes “tempos”, o mais precioso e também dos mais difíceis de priorizar no corre-corre cotidiano é o tempo sagrado da oração.


Separar um tempo especial para Nosso Senhor é o cumprimento mais simples do 1º mandamento (Mt 22, 37s) De fato, o amor se concretiza na relação, e orar é essencialmente se relacionar com Deus. Falar com Ele, sim, claro, mas principalmente estar com Ele, como filho, como amigo. Este tempo é um refrigério na correria dos nossos dias, é um respirar da alma muitas vezes sufocada nos afazeres diários.

Que riqueza é a reflexão sobre a oração! Quanta beleza e paradoxalmente quanta utopia! Sim, pois achar um tempo para essa vivência simplesmente não acontece na prática! Queremos orar, queremos estar com Ele, nos cobramos isso, sentimos que devemos ter uma vida de oração… mas não conseguimos.
A oração e a vida devem se entrelaçar quando Deus caminha conosco e nós caminhamos com Deus. Podemos e devemos encher nossa vida de oração, ou seja, da presença de Deus, da memória Dele, do que ensina sua Palavra.

O Catecismo da Igreja Católica ensina que “é em todos os tempos, nos acontecimentos de cada dia, que seu Espírito nos é oferecido para fazer jorrar a oração. (…) Orar nos acontecimentos de cada dia e de cada instante é um dos segredos do Reino revelados aos “pequeninos”, aos servos de Cristo, aos pobres das bem-aventuranças”. (§2659 e 2660)

Tenho vivido a experiência de orar ao longo da vida, em meio à vida, durante as tarefas, conforme as coisas vão acontecendo e o dia vai passando. Partilho alguns exemplos bem práticos. Quando estou assistindo os noticiários ou lendo o jornal, sempre aproveito para intecerder pelas mazelas do mundo e do Brasil. É o momento que mais faz sentido para mim a jaculatória do terço da misericórdia: “Tende misericórdia de nós e do mundo inteiro”.

Quando tomo banho, enquanto a água do chuveiro cai sobre mim, muitas vezes aproveito para clamar uma nova efusão do Espírito Santo. Mesmo que seja breve e simples, eu peço: Vem, Santo Espírito, lava-me, inunda-me…

Quando arrumo meu quarto, sempre me vem à mente as sujeiras que às vezes guardo dentro de mim, e aproveito para refletir num exame de consciência e fazer um ato penitencial. Muitas vezes é providencial logo em seguida, dar um pulinho na paróquia e emendar uma confissão. A caminhada é uma ótima oportunidade para o Rosário.

Dirigindo, é bom sintonizar a Rádio Canção Nova e orar com a programação e as canções. Aliás, quando a alma está vazia, quando a aridez ataca ou simplesmente o cansaço “pega pesado”, eu canto. Rezo cantando e canto rezando! Outras vezes, escrevo…

Quando trabalho no computador, que maravilha: www.cancaonova.com. São tantas outras possibilidades para oração! O Senhor navega comigo!

Nós não temos mais desculpas. O dia de começar a ter vida de oração é HOJE! O momento é AGORA! O Senhor já está aqui ao meu lado, nesse mesmo instante, enquanto leio essas linhas. Ele tem estado comigo em todos os meus momentos! É hora de estar também com Ele e não mais ignorar sua presença constante em minha vida. Vamos lá? É muito simples!
Podemos começar assim: “Oi, Senhor…”
Manuela Cabral Eirado



É isso aí! Como nós podemos utilizar melhor ainda nosso tempo, fazendo de algumas horas que antes eram simples, para horas preciosas, horas de oração?

Fiquem com Deus! ;D

Um comentário:

  1. É isso aí, Alice! Muito bacana esse texto da Manuela Cabral!
    Vamos pensar um pouco como estamos utilizando o nosso tempo, PJoteiros!
    Deus aguarda ancioso pela nossa atenção! E então? Vamos deixá-Lo esperando???

    ResponderExcluir