quinta-feira, 18 de agosto de 2011

JMJ: PAPA SAÚDA JOVENS BRASILEIROS

De: Rádio Vaticano


Clique aqui para baixar ou ouvir a saudação do Papa em português!

Madri, 18 ago (RV) – “É uma imensa alegria encontrar-me com vocês aqui, no centro desta linda cidade de Madri, que hoje é também a capital dos jovens do mundo e para onde toda a Igreja está com os olhos voltados”.

Assim se dirigiu o papa às centenas de milhares de jovens reunidos na Plaza de Cibeles para a festa de acolhida da JMJ. Bento XVI também rezou para que a mensagem de Jesus, através dos jovens de todo o mundo reunidos em Madri, repercuta nos corações daqueles que não acreditam ou que se afastaram da Igreja.

Antes da saudação, na Praça, Bento XVI se deteve na Puerta de Alcala', onde o prefeito de Madri, Alberto Ruiz Gallardon, lhe deu de presente a chave da cidade. Em seguida, o papa, acompanhado por alguns jovens que representavam todos os continentes, e pelo arcebispo de Madri, Cardeal Rouco Varela, atravessou o arco central da grande porta e plantou uma oliveira: uma referência ao tema da 26ª edição da JMJ: “Enraizados em Cristos, firmes na fé”.

Ao logo do trajeto desde a Nunciatura até a Puerta de Alcala', que percorreu de papamóvel, Bento XVI foi longa e calorosamente aclamado pelos peregrinos. A multidão também fez festa no caminho da Puerta até a Plaza de Cibeles, durante o qual o papa foi “escoltado” também por um grupo de violonistas vestidos em trajes típicos que cantavam músicas do folclore local.

Ao chegar à Praça, Bento XVI ouviu a execução do hino oficial da JMJ “Firmes na fé”. 

Depois, 5 jovens dos vários continentes saudaram o papa e o pontífice retribuiu cumprimentando todos em diversas línguas. Em português, ele proferiu as seguintes palavras:

“Queridos jovens dos diversos países de língua oficial portuguesa e quantos vos acompanham, bem-vindos a Madrid! A todos saúdo com grande amizade e convido a subir até à fonte eterna da vossa juventude e conhecer o protagonista absoluto desta Jornada Mundial e – espero – da vossa vida: Cristo Senhor. Nestes dias ouvireis pessoalmente ressoar a sua Palavra. Deixai que esta Palavra penetre e crie raízes nos vossos corações, e sobre ela edificai a vossa vida. Firmes na fé, sereis um elo na grande cadeia dos fiéis. Não se pode crer sem ser amparado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo também para amparar os outros na fé. A Igreja precisa de vós, e vós precisais da Igreja”.
(CM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário