quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Internet e mídias sociais, você vive sem?

 Pare um pouco agora e pense nessa situação: Você sem internet, seja pelo computador ou pelo celular, durante uma semana. Nas horas que costumeiramente você estaria na internet, o que você faria? E sobre sua comunicação com seus amigos, você iria até a casa deles? Como seria? Faça essa reflexão e continue esse texto. ;D 



Com certeza a internet iria fazer uma falta tremenda não ia? Claro, já faz parte da nossa rotina, da nossa vida tanto pessoal como profissional. O que acontece muitas vezes é que usamos tempo demais da nossa vida com o mundo virtual. Acabamos por esquecermos-nos de viver o mundo real, de relacionar-se cara a cara com as pessoas.

Muitos jovens hoje têm uma dificuldade maior de fazer novas amizades, de ser introduzidos em um grupo de amigos porque perderam essa ligação interpessoal. Consegue levar uma conversa durante horas pelo MSN, ou mesmo dar opiniões nas mídias sociais, mas quando desligam o computador e vão viver o mundo real, não sabem como agir, se tornam antissociais* e muitas vezes adquirem problemas psicológicos.

Existe até uma fobia para isso: Nomofobia- o comportamento de ansiedade exagerada ao ficar incomunicável ou desconectado. Em muitos casos, a pessoa passa a prezar mais a comunicação pelo celular ou pela internet do que o próprio contato pessoal.A nomofobia tem sintomas físicos como taquicardia, falta de ar, angústia, suores frios e dores de cabeça.

Se você na internet tem uma postura e na vida real outra, está na hora de virar esse jogo.

Nós não precisamos esperar a situação colocada no início do texto para vivermos mais a realidade em nossa vida. Temos que saber dosar. Temos também que saber selecionar o que a internet traz de bom para nós.

Podemos e devemos utilizar a internet e as mídias sociais. Dentre outras qualidades, são ótimas ferramentas de evangelização, como já nos afirmou o Papa João Paulo II: "O desenvolvimento na internet nos últimos anos oferece uma oportunidade sem precedentes para ampliar as obras missionárias da Igreja, já que se tornou a principal fonte de informação e de comunicação".

E também o nosso Papa Bento XVI: "Como qualquer outro fruto do engenho humano, as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano."

Apenas precisamos discernir, tanto o que acessamos, como o que postamos, como quanto tempo passamos sentados em frente ao computador e em frente às pessoas, cara a cara.

Você pode ser produtivo na internet, pode acrescentar várias coisas na sua vida como acrescentar na vida dos outros. Mas não esqueça também de ser produtivo fora da internet.

Faz tempo que você não sai com seus amigos? Usa as redes sociais e marca um encontro. ;D

Faz tempo que não lê um livro (não vale pela internet hein)? Pesquisa na internet algo interessante e vai alugar ou comprar o livro. Ou então posta no Facebook e pergunta se alguém já o tem pra te emprestar. ;D

Enfim... todos nós podemos organizar nosso tempo, basta refletir e colocar em prática. 


Em outra postagem selecionarei algumas dicas de coisas legais para acessar, assim como redes sociais interessantes, que podemos compartilhar coisas específicas.

Você tem alguma sugestão de artigo sobre tecnologia? Envia para: alice.mmpj@gmail.com

Fiquem com Deus!
*Antissociais: pelo novo acordo ortográfico. PJ² também é cultura. hehe 

2 comentários:

  1. A imagem de "O grito" em frente a um computador já diz tudo! :D
    Interações sociais PRESENCIAIS são deveras importantes para manter as pessoas realmente vivas, e não apenas "conectadas" com o dia-a-dia!
    LEMBRETE: Nós acordamos e dorminos, não nos conectamos ou nos desconectamos do mundo!

    ResponderExcluir
  2. muito bom o texto. Atualmente a maioria das pessoas não conseguem viver sem internet, o que é prejudicial para os relacionamentos interpessoais.

    =D

    ResponderExcluir