segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Amizade

Booooooom dia galera! ;D

Eita segunda-feira! Todo mundo com coragem pra encarar a semana né?

Para começar a semana bem, vamos relembrar o nosso domingo? Vocês perceberam que o evangelho teve a ver com nossa dinâmica na PJ²?

O evangelho de ontem foi "Milagre da partilha" Mt 14, 13-21. Jesus multiplicou os 5 pães e 2 peixes para alimentar toda a multidão. Mas, vamos refletir um pouco... Jesus poderia muito bem ter transformado as pedras em pães e distribuir...Poderia ter transformado qualquer coisa em alimento e distribuir. Mas não, ele quis que todos fizessem parte daquele partilha, ele quis mostrar que a partilha é um gesto concreto de amor. O povo não só ficou satisfeito com o alimento, como se encheu de amor e aprendeu o dom de partilhar.

Mas o que isso tem a ver com a nossa dinâmica na PJ²? Nós começamos na PJ² um processo que em seu caminho exige muita partilha, muita doação: A amizade.

Amizades são feitas de pedacinhos. Pedacinhos de tempo que vivemos com cada pessoa. Não importa a quantidade de tempo que passamos com cada amigo, mas a qualidade do tempo que vivemos com cada pessoa.

Cinco minutos podem ter uma importância muito maior do que um dia inteiro. Assim, há amizades que são feitas de risos e dores compartilhados; outras de escola; outras de saídas, cinemas, diversões; há ainda aquelas que nascem a gente nem sabe de quê, mas que estão presentes. Talvez essas sejam feitas de silêncios compreendidos, ou de simpatia mútua sem explicação. 
Saint-Exupery(Pequeno Príncipe) disse: 'Foi o tempo que perdestes com tua rosa que fez tua rosa tão importante.' E eu digo que é o tempo que ganhamos com cada amigo que faz cada amigo tão importante. Porque tempo gasto com amigos é tempo ganho, aproveitado, vivido. 
Letícia Thompson-Canção Nova.

Mas nós só vamos perceber essa partilha na amizade, vivenciando. Com certeza ainda não estamos nesse processo com as pessoas que conversamos ontem...estamos nos conhecendo ainda. É o início do processo.

Mas já existem pessoas em nossa vida que partilhamos muitas coisas...pessoas que se doam por nós e que nós nos doamos por elas... São os nossos amigos.

Então, para concretizar nossas amizades, para revigorar, para também pedir por essas novas pessoas que conhecemos, vamos interceder? Em nosso blog existe uma página chamada "Intercessão e Oração". Vamos até lá deixar nosso pedido e também acolher o pedido de todos. Você pode colocar o nome de seus melhores amigos, daquela pessoa que você conheceu ontem na PJ², daquele amigo que não está muito bem...Enfim...coloca lá o seu pedido sobre a amizade, não necessariamente citando nomes. E também vamos acolher os outros pedidos, rezando e intercedendo em nossas orações.

Fiquem com Deus! ;D

2 comentários:

  1. É isso aí, Alice! Vamos lembrar da amizade como um todo: desde o conhecer até a liberdade para partilhar!
    PS: Vamos passar lá no espaço "Intercessão e Oração", galera!

    ResponderExcluir