segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Álcool, o vilão da juventude.

Boa noite blogueiros e pejoteiros de plantão! Hoje trago esse texto lá do "Destrave" que aborda a questão do álcool, principalmente entre os jovens. Esse é o primeiro texto dentre outros que o blog "Destrave" irá postar, e é muito importante que estejamos atentos a isso. ;D
 
Álcool, o vilão da juventude. 
  
Álcool é um assunto que faz parte da juventude em qualquer lugar do mundo. Sair com os amigos, ir à balada, tomar uma cervejinha ou um drink para ficar mais alegre, menos tímido, ou ser aceito em um determinado grupo, faz parte do cotidiano de muitos jovens. No entanto, essa droga – considerada lícita e socialmente aceita – tem sido a principal vilã da juventude.

Dados da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OMS (Organização Mundial da Saúde) revelam que essa droga é responsável pela morte de 2,5 milhões de pessoas por ano e a segunda principal causa da morte de jovens entre 12 a 29 anos, ficando atrás apenas da violência.

Pensando nesses dados, a equipe de produção do ‘Destrave’ resolveu abordar este tema no próximo mês, para mostrar à juventude os efeitos nocivos do uso indiscriminado das drogas e do vício que pode surgir de uma atitude “social”.

Por serem liberadas por lei, bebidas alcoólicas são as mais consumidas e as que mais resultam em fatalidades diárias, como por exemplo os acidentes de trânsito envolvendo pessoas embriagadas ao volante.


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou que mortes oriundas da combinação álcool e direção já são uma “epidemia” no Brasil. Só no ano passado foram registradas 145 mil internações de vítimas de acidentes de trânsito no Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro dado alarmante divulgado pela OMS comprova que o consumo de álcool mata 320 mil jovens e adolescentes por ano. No total são cerca de 2,5 milhões de indivíduos que perdem a vida por ano devido ao consumo exagerado de bebida alcoólica. Além disso, o alcool é a principal porta de entrada para drogas mais pesadas como o crack e as drogas sintéticas, como o Ecstasy e o LSD.

No mês de janeiro, às vésperas do carnaval, vamos alertar os jovens sobre este mal que está ceifando a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.


Você tem algo a dizer sobre o tema? Foi vítima de forma direta ou indireta do álcool? Tem algum testemunho sobre esse assunto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário