domingo, 30 de outubro de 2011

Na corda bamba...

E aí blogueiros e pejoteiros! Hoje é domingo, dia do Senhor, dia de reunião da PJ² ! \o/ Você já decidiu o que vai fazer hoje? Vai à missa? Vai à PJ²? Você sabe para onde quer ir? Hoje trago um texto do Blog Revolução Jesus sobre estar na corda bamba, decidir-se, caminhar e não cair... Acompanhe!

Na corda bamba...

Qual o ritmo certo pra minha vida? Como não usar um overclock no meu processador que logo logo vai queimar a máquina?

Monsenhor Jonas Abib usa uma linda e precisa imagem pra definir sua missão: “eu digo que sou como um menino que anda na corda bamba, e quem anda na corda bamba não pode parar, pois se parar, cai.”

Pra mim esta é uma precisa imagem do caminhar em Deus! Em primeiro lugar, equilíbrio! Ninguém se atreve a acelerar na corda bamba. Cada passo é importante. Tem seu tempo. Deve ser pensado. Precisa ter um ritmo que condiz com o objetivo final que é chegar (inteiro) do outro lado.

Quando se anda na corda bamba (veja, o verbo não é correr!) apesar de todo o cuidado com cada passo, não se olha os passos, mas a meta, o objetivo! O olhar está fixo onde se quer chegar! Você tá olhando pra onde na sua vida? Será que a gente não se perdeu olhando cada coisinha, tendo um monte de desesperozinhos com o que é urgentíssimo e esquecendo o que é importante? Onde a sua corda está amarrada? É na vontade de Deus como nos lembrou o Zapparoli? Nossa corda tem que estar amarrada em dois pontos: ela sai da nossa história e se estende até o Eterno!

Como caminhamos pro eterno, mais uma vez Monsenhor Jonas está correto: não podemos parar. Parar é cair na certa. Quem nos sustenta nesta caminhada sempre em frente é o Espírito Santo, nosso auxílio e consolador! Peço liberdade pra te dizer que ele é o “cara” que diz: – Coragem, tô junto! Não caminho por você, mas te dou ânimo e sustento! Me escuta brother, que além de caminhar decididamente, você vai sentir seu coração em Paz e perceber que fica cada vez mais livre e feliz!

Por último, mas não menos importante, quero voltar no ritmo da passada… Como a corda bamba é real mas não é física (rsrsrs) e a gente sabe que caminha nela, mas não a vemos, a tentação de acelerar é intensa! Quem encontrou a Cristo e não quer CORRER rumo a eternidade? Quem não quer correr com o anuncio de Cristo a todos os povos e lugares?

No entanto, o mestre e modelo, não correu. O caminho, a verdade e a vida se apresentou entre nós sem afobamentos, sem desesperos. Durante 30 anos trabalhou anonimamente e por 3 anos e meio CAMINHOU decididamente entre nós.

Fica o desafio: seguir Jesus Cristo! No ritmo dos seus PASSOS.

Caminhando, fica a responsabilidade de construir tudo com solidez, com cuidado, com eficácia, para que a arvore plantada produza frutos e frutos em abundância muito tempo depois que chegarmos na nossa meta eterna pessoal.

Aí a desculpa de que “só deu pra fazer assim” porque eu estava “correndo”, não cola mais. Cola?

Revolução Jesus - Canção Nova

Fiquem com Deus!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Esperar em Deus não é loucura

Bom dia blogueiros e pejoteiros! Como estão? Hoje trago um texto do blog do Destrave, enviado pelo internauta Márcia Sena.

Esperar em Deus não é loucura

Em todas as etapas da vida somos confrontados a falar de nossas conquistas, sejam elas materiais, pessoais e/ou intelectuais. O mundo nos cobra uma postura e posição de destaque em meio a tudo. Mas quando essas expectativas são frustradas por parte de quem as faz, há um julgamento cruel. Somos rotulados de inutilidade, excluídos do “grande grupo”. Somos diferentes.

Os filhos de Deus nasceram para dar certo, mas que certo é esse? Geralmente, a escala usada como medida hoje é aquela que a sociedade nos impôs como sinônimo de realização. É bem sucedido aquele que tem mais dinheiro, fama, popularidade, bens materiais, ou seja, os que vivem os “prazeres da vida”. A cada dia surgem novos indicadores de “sucesso”. A corrida desenfreada para conseguir tudo isso em curto prazo não resulta no objetivo que antes era primordial: a felicidade.

Vivemos nos projetando para os outros em palavras de autopromoção, acreditando em uma verdade que, muitas vezes, não é a nossa, que não nos faz bem. O pensamento imediatista faz da vida um anseio constante para o que nos é ofertado diariamente, uma busca sem fim por “coisas” que nunca nos contentam. Prazer imediato = “felicidade” passageira.

É natural haver crescimento e prosperidade em meio a tudo o que fazemos quando colocamos Deus no centro de nossa vida, porque nossos projetos não são nossos, mas é o plano do próprio Deus para nós. O “dar certo”, sob uma visão cristã, é bem diferente da visão deturpada da sociedade. Muitas vezes, nós cristãos temos de esperar em Deus para receber a resposta ou a bênção que tanto pedimos, pois Ele prepara o caminho para a que a graça chegue no momento certo. Quando somos agraciados, sabemos reconhecer a obra do Senhor e a desfrutamos em sua plenitude. Esperar em Deus não é loucura, mas agir na certeza de que acontecerá o melhor no tempo certo. Contudo, hoje muita gente prefere correr para o mundo do que esperar em Deus.

“Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios.” (cf. Romanos 8, 28.)

Sabe aquele vazio que não preenchemos com dinheiro, coisas nem pessoas? Pois é, Deus preenche!

Essa cobrança desleal dos padrões de ostentação atual nos inferioriza e coloca nossa vida em segundo, terceiro…último plano. Deus está em que colocação em nossos anseios?

Não coisifiquemos nossa vida nem a do outro, pois somos filhos de Deus, capacitados, dotados de inteligência, dons e carismas com um potencial imenso para fazer a diferença no ambiente que estamos inseridos. Não somos iguais, temos natureza divina. Deus, mesmo sabendo o caminho que nos faria feliz, deu liberdade para nossas escolhas. Não deixe que alguém roube isso de você.

Tenha certeza de que o Senhor suprirá suas necessidades, pois nem tudo que pedimos é o que precisamos. Ele certamente vê e chega exatamente onde nos falta.

“Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas as coisas vos serão dadas por acréscimos” (Mateus 6, 33).

Muitos procuram a chave para felicidade em lugares errados, e, às vezes, tem-se a ilusão de tê-la encontrado. No entanto, logo damos conta de que algo ainda nos falta, e a procura continua. A felicidade é algo complexo, abrange uma plenitude que contempla todas as particularidades do nosso ser. Eis que há uma chave-mestra, responsável por unir todos os segredos e combinações em uma única solução: Deus. Eis o caminho: “Ser aquilo que Deus quer”! Ele sempre quer o melhor para nós e sabe, ao certo, a glória que está guardada para Seus filhos.

“Pois morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3,3).
Tenhamos a certeza de que nossa vida está em Deus, e o melhor: na vida eterna!
Blog do Destrave, enviado pelo internauta Márcia Sena.

Fiquem com Deus!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Quando o outro me dá a mão


Quando o outro me dá a mão
 
Silêncio. Escuridão. Solidão. Sempre estamos armados contra as intempéries da vida, mas chega um momento em que as comparações acabam conosco. O inexistente torna-se presente. O que não era para ser mencionado é proferido pelos lábios de quem deveria exalar passividade. E você chega a um ponto em que não suporta e quer largar tudo. Todos são diferentes. Ou você é o único diferente?

O porto seguro mais parece um barco à vela sem rumo. O que era para ser um refúgio, hoje, é o lugar dos abraços inseguros, dos rostos indiferentes, das pessoas que não mais conhecemos como outrora. Onde está aquilo que um dia me fez acreditar que o céu era possível para todos? Onde está aquilo que me fazia ter parresia? Onde está Aquele que se manifesta através dos humanos? Onde estão os humanos que deveriam manifestar Aquele?

Desisto. Não mais quero saber o que aconteceu há anos, não mais quero me preocupar com aquilo que já não me pertence, não mais quero viver em busca daqueles que nunca existiram.

Volto. Eis que um alguém lhe liga e você não atende, porque o sono impediu, mas o seu gesto de não atender foi mais verdadeiro que o sono. Será que alguém lembrou? Será que Deus se fez naquele momento para mais uma vez, das trilhões de vezes, lhe chamar de volta? Mas você não acredita.

Confessa ao telefone quais motivos não lhe levarão para lá. E mais uma vez, via e-mail, o Senhor se faz presente para dizer: “meu filho, minha filha, vá!” Ou pode ser via torpedo, ou até mesmo pelo telefone móvel e, raras vezes, telefone fixo (um parêntese: a tecnologia nos domina e o fixo já nem é tão importante). Enfim, o outro chega sem explicar, sem armas humanas, sem máscaras e apenas traz consigo o dom da conversa e da escuta. Uma simples troca de palavras, e a ação de Deus se fez; uma simples palavra de profecia e o humano deixa-se agir pelo Perfeito; uma singela ausculta e diagnosticamos os ruídos do coração que outrora era inflamado de amor, e, finalmente, a mão do outro torna-se tudo que temos, pois nossas mãos calejadas já nem conseguem ou nem querer articular nada.

Assim é o autêntico cristão, aquele que enxerga um olhar distante, entende um comportamento discreto, silencia quando necessário, dá atenção aos demais, não nega um sorriso e, principalmente, oferta sua vida. Difícil? Extremamente. Mas, não impossível. Apenas o tempo e a vida podem nos ensinar, e somente as mãos de Deus podem nos moldar, esses velhos vasos de argila que somos.

Por: Márcia Linhares Rodrigues
Coordenadora do Núcleo da Providência da PJ² (Pastoral da Juventude com Jesus)

Fiquem com Deus!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Primeiros Passos - Oração #01

Olá, galera, teremos no blog alguns posts, com dicas e conselhos, voltados para quem está iniciando nos caminhos da fé. Lembrando que não são regras, e sim dicas que são frutos de experiências pessoais e, consequentemente, trocadas pelos irmãos de caminhada. O que está escrito tem como único e exclusivo intuito ajudá-los na jornada da fé.

Primeiros Passos - Oração
 
A oração é um dos pilares da vida espiritual, pois é o momento que podemos nos encontrar com Deus, uma vez que a busca de intimidade com Deus é conquistada através da oração. Intimidade com alguém não pode ser forçada, por isso a vida espiritual não pode ser compelida (ou coagida ou obrigada, tudo é sinônimo), é preciso ter encontros e trocar amores. É dessa forma que temos de orar sem complicar a oração. Santa Teresinha do Menino Jesus diz que: “Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria.”

Por mais simples que seja o ato de orar, devemos ter um cuidado e um carinho especial ao tratar de oração, eis algumas dicas para uma boa oração:

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Vontade de Deus, e eu com isso?

E aê galera do blog! Como estão? Vocês já devem ter se perguntado: "Qual a vontade de Deus para minha vida?" ou então: "Será que essa é a vontade de Deus pra mim?". Muitas vezes nos questionamos sobre isso, sobre onde realmente é o nosso lugar, o caminho que Deus quer nos ver trilhando... E esse texto tirado do blog Revolução Jesus fala de forma direta e clara como tentar entender essa vontade. Leia. ;D

Vontade de Deus, e eu com isso?

Não sei se você já fez esse questionamento “Qual é a vontade de Deus para minha vida?”
Não sei se você ficou só nesse questionamento ou foi um pouco além e realmente foi atrás dessa vontade de Deus. Essa partilha é pra você que deseja encontrar a vontade de Deus para a sua vida.
Saber o que alguém do nosso lado quer já é difícil, imagina descobrir o que DEUS quer!!! É algo totalmente impossível para nós humanos.

Mas não desista e leia o texto até o final, ele é pra quem tem a coragem de desafiar Deus e descobrir a vontade d’Ele pra sua vida.

O mais bonito nesse processo é saber que quanto mais a gente busca a vontade d’Ele mais Ele vai revelando ao nosso coração. Por mais que seja impossível descobrirmos (enquanto humanos), Deus mesmo vai revelando aos poucos e ainda temos o auxílio de um amigo: o Espírito Santo.

Se você acha que Deus vai descer do céu e dizer pra você: “-Faça isso, faça aquilo, case com fulano, seja missionário, etc…” pode tirar o seu cavalinho da chuva.
Não que Deus não queira que a gente descubra essa vontade, mas só estaremos prontos para vivermos Sua vontade se estivermos caminhando. É no caminho que Ele prepara o nosso coração para bem vivermos a sua Santa vontade.

Então o que fazer?

Deus fala aos nossos corações através de tantas formas e uma delas, ensina nosso querido Monsenhor Jonas, é a intuição. Devemos seguir as intuições que Ele coloca no nosso coração. E assim, através também da nossa fidelidade, Ele vai nos conduzindo para aquilo que Ele mesmo pensou para cada um de nós.

Uma dica bem prática para sabermos se estamos no caminho certo, o escritor Tomás de Kempis nos deixa em seu livro “A imitação de Cristo” no Capítulo X do Livro Terceiro: “Uma inteira submissão à vontade divina produz a paz do coração.” Ou seja se a escolha traz paz ao seu coração tenha certeza que é de Deus.
Opa…eu disse escolha, certo?? Foi isso mesmo que eu escrevi??

É… isso mesmo: a vontade de Deus passa pela nossa vontade,escolha e decisão! Então, o que está esperando? Dê sua resposta pra Deus, faça sua escolha.
Quem não sai de seu comodismo, quem não se decide por Ele e pela sua vontade mas espera que ela “caia do céu” com certeza esse não chegará a lugar algum. É preciso atitude, é preciso caminhar.

E como eu disse lá em cima, temos o Espírito Santo como um amigo ao nosso lado. Clame-O diariamente, é só Ele que pode nos impulsionar a escolhermos e darmos os passos. É só com o auxílio do alto que poderemos caminhar rumo a felicidade da escolha em Deus e da escolha pela sua vontade.

#TamuJunto
Conte com minhas orações.
Guilherme Zapparoli
Fiquem com Deus! 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Evangelizados para evangelizar

Olá blogueiros e pejoteiros! Nós que conhecemos a Verdade somos chamados a levar essa Verdade para todos que não a conhecem. E esse chamado não é para amanhã, pra depois...esse chamado é para hoje, para agora! Trago hoje as palavras do Bispo Diocesano Dom Nelson, sobre ser missionário.

Evangelizados para evangelizar


"Como o Pai me enviou, também eu vos envio" (Jo 20,21) é o título da Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Missionário Mundial de 2011.

O mês missionário quer despertar, cultivar e fazer crescer em cada um de nós a consciência missionária. O mandamento missionário, confiado aos Apóstolos, continua válido em nossos dias.

O primeiro missionário foi o próprio Cristo, enviado ao mundo pelo Pai para anunciar a Boa-Nova do Reino. Jesus, por sua vez, funda a Igreja e envia-a evangelizar todos os povos, depois de enviar sobre ela o Espírito Santo, que a acompanhará e conduzirá em sua tarefa. "Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho!" (1 Cor 9,16). Neste sentido, a Igreja é toda missionária, "enviada", e o mundo inteiro é "terra de missão".

A missão é urgente. Constatamos que o número dos que ignoram a Cristo, dos indiferentes e sem religião, está aumentando. Urge, pois, renovar nosso empenho em levar a todos o Evangelho com o entusiasmo dos primeiros cristãos.

Trata-se, como lemos na Mensagem do Papa, do "serviço mais precioso que a Igreja pode prestar à humanidade e a cada pessoa que está em busca das razões profundas para viver em plenitude a própria existência".

As pessoas que fizeram a experiência do encontro pessoal com Cristo ressuscitado sentem a necessidade de anunciá-lo aos outros, como fizeram os dois discípulos de Emaús. O beato João Paulo II exortava a estarmos "vigilantes e prontos para reconhecer o rosto do Ressuscitado e correr a levar aos nossos irmãos o grande anúncio: "Vimos o Senhor!"(NMI, 59).

Após dois mil anos de evangelização, existe um grande número de pessoas que ainda não chegaram ao conhecimento de Jesus Cristo e da sua Mensagem de salvação. E o que dizer daqueles que, embora tenham ouvido o anúncio do Evangelho, já não mais vivem a sua fé? Aumenta o número dos que vivem como se Deus não existisse...

Todos os seres humanos são destinatários do Evangelho. O Evangelho não é um bem exclusivo de ninguém. É um dom a ser partilhado, uma Boa Notícia a ser comunicada a todos. Essa tarefa foi confiada a todos os batizados e batizadas. As comunidades eclesiais, bem como cada fiel cristão, são responsáveis pela evangelização, não de maneira opcional, mas como "uma necessidade que se me impõe" (1 Cor 9, 16). Assim sendo, a dimensão missionária deve ser um compromisso assumido com ardor e amor por todos os fiéis cristãos, deve impregnar todas as pastorais e movimentos, levando a um maior conhecimento da pessoa de Cristo. Daí a necessidade de partirmos para a animação bíblica de toda a pastoral. Precisamos não só acolher a Palavra de Deus, senão também tornar-nos alma de toda a evangelização, isto é, rever nossas pastorais à luz da Palavra e nela aprofundar seu sentido missionário.

É necessário verificar a nossa vivência cristã e coerência com o Evangelho, a nossa atitude em relação à evangelização, para melhorar as nossas práticas e as nossas estratégias de anúncio. Precisamos interrogar-nos a fundo sobre a qualidade de nossa fé, sobre o nosso modo de sentir e de ser cristãos, discípulos missionários de Jesus Cristo enviados a anunciá-Lo ao mundo, de sermos testemunhas cheios do Espírito Santo (cf. Lc 24, 48s; At 1, 8), chamados a fazer, das pessoas de todas as nações, discípulos (cf. Mateus 28, 19s) (Documentos da Igreja - 6, Edições CNBB, 1ª Edição - 2011, pág. 18).

A realização do próximo Sínodo dos Bispos, cujo Tema é: "A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã", é motivo de esperança para um novo impulso da ação missionária.

"O Dia Missionário reavive em cada um o desejo e a alegria de "ir" ao encontro da humanidade, levando Cristo a todos!", exorta Bento XVI.

Enfim, anunciemos Jesus Cristo com alegria! "Maria é feliz porque tem fé, porque acreditou e, nesta fé, acolheu no seu ventre o Verbo de Deus para dá-Lo ao mundo" (VD, 124).


Dom Nelson Westrupp, scj
Bispo Diocesano de Santo André - SP
Fiquem com Deus!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A beleza de viver o hoje

Olá blogueiros e pejoteiros!!! =D Como estão? Trago hoje um texto enviado pelo internauta Brigitte Nunes para o blog do Destrave, que fala sobre o hoje, o agora. 


A beleza de viver o hoje

A vida é mesmo engraçada. As vezes achamos que tudo vai dar certo, mas acontece tudo errado; outras vezes, estava tudo perdido, mas, inexplicavelmente, o impossível acontece. Cada dia que passa percebo mais que não sou eu a determinadora do meu futuro. Só tenho o hoje, só o hoje.

“Tenho medo da graça que passa sem que eu perceba!” (Santo Agostinho).

Tenho medo de não aproveitar a graça, o tempo que me é dado: o hoje. Tenho medo de que as minhas falhas me impeçam de enxergar a beleza que está à minha volta e dentro de mim. “Senhor, dê-me a graça de enxergar com Seus olhos, porque, na verdade, “Sou um misto de beleza e imperfeição que merece ser feliz” (Padre Fábio de Melo).

Tenho apenas o agora; o ontem já passou e nada posso fazer para mudá-lo e o amanhã ainda não chegou. Posso viver apenas o hoje, por isso escolho ver a beleza dos meus irmãos, das pessoas que trabalham comigo,que estão próximas e distantes – seja essa distância física ou de coração -, pessoas que eu preciso aprender a enxergar com outros olhos, transformando dificuldades em belezas.

Ainda que o mundo queira afirmar somente a “feiura” nos erros, nas dificuldades e perdas, nos sofrimentos e desilusões, também nas pessoas, há sim beleza em cada situação, em cada pedra no caminho, em cada ‘não’ que recebo, em cada pessoa que se foi. Não posso apenas me prender nas belezas do passado. Lugares, pessoas e situações foram maravilhosos, experiências incríveis; no entanto, belezas que seguiram seu rumo, e eu o meu. Deus me permitiu viver tudo isso, mas meu olhar precisa estar fixo no hoje, na vontade d’Ele que se chama ‘hoje’.

É preciso um esforço consciente para não permitir que o sofrimento nos torne cegos à beleza da vida. Sempre é possível recuperar a alegria de viver. É por isso que, todos os dias ao acordar, gosto de imaginar como Jesus sorria e como Ele ainda ri de mim, das minhas inseguranças, dos erros que, muitas vezes, não consigo esquecer, mas que Ele há muito já apagou.

Senhor, dê-nos a graça de sorrir no hoje enquanto carregamos nossa cruz diária. Quero que meu sorriso brilhe para aqueles que não veem mais sentido em sorrir. No seu hoje, faça alguém sorrir !

“Se, portanto, existe algum conforto em Cristo, alguma consolação no amor, alguma comunhão no Espírito, alguma ternura e compaixão, completai a minha alegria, deixando-vos guiar pelos mesmos propósitos e pelo mesmo amor, em harmonia buscando a unidade” (FL 2,1).
Brigitte Nunes
Blog Destrave

Fiquem com Deus!  

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Nossa Senhora Aparecida

Olá blogueiros e pejoteiros! Ontem, dia 12, foi dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Vamos conhecer um pouco da história e dos milagres realizados por ela?

A imagem retirada das águas do rio Paraíba em 1717, é de terracota e mede quarenta centímetros de altura. Em estilo seiscentista, como atestado por diversos especialistas que a analisaram (Dr. Pedro de Oliveira Ribeiro Neto, os monges beneditinos do Mosteiro de São Salvador, na Bahia, Dom Clemente da Silva-Nigra e Dom Paulo Lachenmayer), acredita-se que originalmente apresentaria uma policromia, como era costume à época, embora não haja documentação que o comprove. A argila utilizada para a confecção da imagem é oriunda da região de Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo. Quando foi recolhida pelos pescadores, o corpo estava separado da cabeça e, muito provavelmente, sem a policromia original, devido ao período em que esteve submersa nas águas do rio.

Nossa Senhora

A cor de canela com que se apresenta hoje deve-se à exposição secular à fuligem produzida pelas chamas das velas, lamparinas e candeeiros, acesas pelos seus devotos.

Em 1978, após sofrer um atentado que a reduziu a quase duzentos fragmentos, foi encaminhada ao Prof. Pietro Maria Bardi (à época diretor do Museu de Arte de São Paulo (MASP), que a examinou, juntamente com o dr. João Marinho, colecionador de imagens sacras brasileiras. Foi então totalmente restaurada, no MASP, pelas mãos da artista plástica Maria Helena Chartuni.

Embora não seja possível determinar o autor ou a data da confecção da imagem, através de estudos comparativos concluiu-se que ela pode ser atribuída a um discípulo do monge beneditino frei Agostinho da Piedade, ou, segundo Silva-Nigra e Lachenmayer, a um do seu irmão de Ordem, frei Agostinho de Jesus. Apontam para esses mestres as seguintes características:

- forma sorridente dos lábios;
- queixo encastoado, tendo, ao centro, uma covinha;
- penteado e flores nos cabelos em relevo;
- broche de três pérolas na testa; e
- porte corporal empinado para trás.

Os primeiros milagres de Nossa Senhora Aparecida

Milagre das Velas

Estando a noite serena, repentinamente as duas velas que iluminavam a Santa se apagaram. Houve espanto entre os devotos, e Silvana da Rocha, querendo acendê-las novamente, nem tentou, pois elas acenderam por si mesmas. Este foi o primeiro milagre conhecido de Nossa Senhora, ocorrido mais provavelmente em 1733.

Caem as Correntes
Em meados de 1850, um escravo chamado Zacarias, preso por grossas correntes, ao passar pela igreja onde se encontrava a imagem, pede ao feitor permissão para rezar. Recebendo autorização, o escravo se ajoelha diante Nossa Senhora Aparecida e reza fervorosamente. Durante a oração, as correntes, milagrosamente, soltam-se de seus pulsos deixando Zacarias livre.

Cavaleiro e a Marca da Ferradura
Um cavaleiro de Cuiabá, passando por Aparecida, ao se dirigir para Minas Gerais, viu a fé dos romeiros e começou a zombar, dizendo, que aquela fé era uma bobagem. Quis provar o que dizia, entrando a cavalo na igreja. Logo na escadaria, a pata de seu cavalo se prendeu na pedra da escada da igreja (Basílica Velha), vindo a derrubar o cavaleiro de seu cavalo, após o fato, a marca da ferradura ficou cravada da pedra. O cavaleiro arrependido, pediu perdão e se tornou devoto.

A menina cega

Mãe e filha caminhavam às margens do Rio Paraíba do Sul, quando surpreendentemente a filha cega de nascença comenta surpresa com a mãe : “Mãe como é linda esta igreja” Basílica Velha. Daquele momento em diante, a menina começa a enxergar.

O Menino no Rio
O pai e o filho foram pescar. Durante a pescaria, a correnteza estava muito forte e por um descuido o menino caiu no rio. O menino não sabia nadar, a correnteza o arrastava cada vez mais rápido e o pai desesperado pediu a Nossa Senhora Aparecida para salvar o menino. De repente o corpo do menino parou de ser arrastado, enquanto a forte correnteza continuava, e o pai salvou o menino.

O Homem e a Onça
Um homem estava voltando para sua casa, quando de repente ele se deparou com uma enorme onça. Ele se viu encurralado e a onça estava prestes a atacar, então o homem pediu desesperado a Nossa Senhora Aparecida por sua vida, e a onça virou e foi embora.

por
site: www.nossasenhoraaparecida.com.br
Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Fiquem com Deus!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Viver a alegria no sofrimento

Olá blogueiros e pejoteiros! Como foi o fds? ^^

Iniciamos mais uma semana de trabalho, de estudo, de família, de desafios. 
Muitas vezes vivemos momentos de "tempestades", de situações desagradáveis, de provações...e acabamos por nos deixar levar pelo sofrimento e cairmos em uma profunda tristeza. E através desse artigo retirado do Blog Destrave, escrito por Alan Ribeiro, Deus vem nos dizer que não nos deixemos abater pela tristeza, que sejamos felizes, busquemos a alegria, mesmo no sofrimento. 

A alegria faz a diferença

“Não basta fazer a vontade de Deus é preciso fazê-la com alegria” (São Francisco de Salles).

  O maior desejo de Deus para nós, ao contrário do que se pensa, é que sejamos felizes. Não está em seus planos nos ver caminhando ou servindo como pessoas sem graça e sem alegria. O que mais agrada o coração do Senhor é saber que nos alegra caminhar e viver Seus planos. Por isso devemos ter muito cuidado ao pensar nossa vocação e nossa relação com Ele. Quantas pessoas se frustram com nossos discursos sofridos de caminhada com Deus, com o nosso anúncio de tantas dificuldades na missão e o nosso pequeno testemunho de alegria e felicidade?

O sofrimento só tem sentido se, com ele, tivermos o propósito de alcançar a eterna alegria, de agradar ao Senhor, ser semelhante a Ele. Sofrer por sofrer e amar o sofrimento é masoquismo. Sofrer com alegria é, na verdade, reconhecer no sofrimento um caminho de crescimento e santificação.

Imagine como deve ser constrangedor para aquele que nos ataca ver que nossa fé e alegria não são afetadas por seus planos e insídias malignas? Quando conseguimos permanecer firmes, mesmo na “tempestade”, isso demonstra que nossa fé não é momentânea e sem alicerce, mas que estamos verdadeiramente debaixo da proteção de Deus e em comunhão com Ele em todas as ocasiões.

Quando nos depararmos com uma situação que não nos é agradável e que, ao mesmo tempo, é inevitável, que possamos pedir a graça de permanecer e ser firmes. Seremos felizes se assim conseguirmos viver. A escolha pelo caminho a seguir passa também por nossa decisão pessoal que Deus respeita e ajuda a tomar.

Lembro-me daqueles mineiros que estavam presos numa mina no Chile e da alegria que tinham diante daquela situação extrema e difícil. O que os levava a sorrir era a esperança de renascer do pesadelo e lutar pela vida. Eles foram heróis para muitas almas desesperadas. Com eles podemos aprender que nós também caminhamos em um mundo de trevas e dificuldades, mas a nossa alegria é que Deus está também vindo para nos resgatar. Por isso devemos nos alegrar, essa deve ser a nossa esperança de vida e sobrevivência em meio ao caos dos tempos atuais.
Amém?
Alan Ribeiro Fernandes
Ministério Bethânia
Fiquem com Deus!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Formação sobre Oração no Retiro da PJ² 2011

E aê galera do blog!!! 
Pra matar a saudade dos que foram e formar os que não foram, um vídeo com 
trechos da formação sobre "Oração", com o Armando, no Retiro da PJ² 2011. 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Precisamos de jovens comprometidos com a missão

Olá blogueiros e pejoteiros! ^^ Tudo bem com vocês?
Quanta preciosidade nós podemos encontrar na internet não é mesmo? Quantos textos, vídeos, imagens que sempre acrescentam algo de bom nas nossas vidas! 
Hoje o texto vem do Blog Destrave da Canção Nova, enviado pelo internauta Daniel Mendes Alvim Lepesqueur.

Precisamos de jovens comprometidos com a missão

“Meus filhinhos, não ameis apenas com palavras, mas com atos e em verdade” (I João 3,18).

Quero hoje fazer uma alusão à juventude do nosso tempo em cima dessa passagem bíblica, afinal, a nossa juventude tem perdido a identidade verdadeira de ser jovem! Isso tem me preocupado, pois, ao conviver com muitos jovens assim como eu, tenho observado as ações e os tipos de reação que cada um tem tomado diante de suas vidas, principalmente a juventude que frequenta a Igreja, que participa de grupos de jovens, que está à frente de grupos de oração e ministérios. Enfim, de modo geral, precisamos analisar em profundidade essa passagem de São João, para que entendamos o significado verdadeiro de nossa vida no seio do Cristo, que nos chama. 

O ser humano, de modo geral, busca encontrar a sua essência. Por isso traçamos metas e queremos muitas vezes “massagear do nosso ego” com elogios e reconhecimento das coisas que fazemos. E essa essência começa a ser descoberta a partir do desenvolvimento racional do ser. Portanto, é encontrada na fase da adolescência e juventude, quando nós estamos em uma busca constante de caminhos, que precisam ser trilhados! Essa é a lei natural das coisas, mas o que tem acontecido com a nossa juventude?

A precocidade tem penetrado no interior das nossas crianças, causando uma consequência tremenda na juventude de hoje. Como assim? A cada dia que passa, as crianças têm descoberto as coisas fora do seu tempo e também da idade, estão cada vez mais apressadas, e o pior: estão apressadas e não preparadas. Isso causa danos terríveis com o passar dos anos, pois essa precocidade tende simplesmente a crescer, levando o jovem a querer experimentar o novo, fora do seu tempo, sem preparo. Simplesmente pela euforia do momento, do desejo , do prazer, do poder, do ter, enfim por estar acostumado a ter tudo apressadamente desde pequeno.

Mas quais as principais consequências que isso tem causado? Uma juventude sem amor, jovens que vivem simplesmente pela euforia, e isso também dentro da Igreja, que é o pior, pois não podemos caminhar no Senhor euforicamente. Jesus é uma decisão concreta e uma vida diante d’Ele é a consequência dessa decisão! Por viverem apenas a empolgação das experiências, logo se cansam e assim não querem assumir responsabilidades em sua vida, nem mesmo no grupo do qual participam. Assim ficam aqueles grupos com jovens descompromissados que sempre deixam os outros na mão. São “cristãos macacos” que ficam apenas pulando de galho em galho,e ficam apenas onde encontram empolgação! Mas não deve ser assim!

Por isso, jovens, eu lhes escrevo, sou jovem também, e precisamos ter uma vida decidida, uma vida concreta e com mais responsabilidade. Não devemos simplesmente amar com as nossas palavras, e logo em seguida fazer da nossa vida uma manifestação contrária ao amor proclamado. Não! “De contratestemunho o mundo já está cheio!”

Precisamos de uma juventude compromissada com o Reino de Deus, que faça o amor proclamado ser resplandecido em ações verdadeiras e concretas no meio em que vivemos. Precisamos de atos de amor! Precisamos de jovens que estejam, sim, empolgados e eufóricos, mas que vivam comprometidos com o serviço, que sejam testemunhas verdadeiras da presença do Senhor!

Não seja mais um que está na Igreja só para fazer média, entregue-se ao seu grupo, ao seu ministério, faça a diferença onde você estiver, seja exemplo para os outros! Ajude os que não estão comprometidos. Não desanime! O Senhor estará com você, o sustentará e o capacitará para a missão!

Deus o abençoe!
Daniel Mendes

Fiquem com Deus! ^^

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

E se não tem solução?

Olá blogueiros e pejoteiros! Como estão? 
Muitas vezes nos vemos em situações em que dizemos que não tem solução. Mas e se não tiver realmente solução? Trago hoje um artigo lá do blog Revolução Jesus da Canção Nova, do Flávio Crepaldi, que fala um pouco sobre isso.


Ih. Parou. Como é que é? Não tem solução? Mas, e se não tem solução de verdade?

Vivemos na época da resposta pra tudo. Eu mesmo sou fã do tio Google e os mundos fantásticos que nos leva em um só clique. Já aprendi a fazer de tudo a partir do “digite aqui sua busca”! Mas, na real, e se não tiver solução?

Aí, saímos dos livros, dos sites, dos filmes e caímos na vida real: o lugar onde a mensagem “estoque indisponível para soluções” aparece com mais freqüência. Mas, beleza, é post, vou pular etapas e te dar logo a solução: tem coisas que não tem solução mesmo! Não, não to zoando.

A vida não é só matemática (com solução pros problemas), mas também geografia (onde os problemas nos levam), história (o que aprendemos com eles) e também filosofia (quem sou e como sou diante de algo sem solução!) Quanta gente se revela quando sai da matemática e vai pra filosofia… rsrssrs

Tudo bem que ficamos doidos rodando atrás da resposta, da (já até me cansei da palavra) SOLUÇÃO. Inquietação, falta de tranqüilidade, turbilhão buscando de novo a tranqüilidade das respostas prontas, das soluções fáceis, do #tudonosconformes. Só que tenho cá comigo que talvez na hora do “sem resposta” não seja hora de avançar, mas sim de produzir energia.

A turbina que gira freneticamente em torno de si mesma em busca da sua resposta, produz milhões de kilovats. Também a vela que queima e se consome em dúvidas e dilemas ilumina tudo ao seu redor se não está fechada em si mesma (sem oxigênio não rola) ou debaixo do sofá produzindo estrago ao invés de luz.

Dá um review aí e estacione a 5 anos atrás: Quais eram os dilemas e problemas sem solução que te consumiam? O que aconteceu com eles? Ops, mudança de pergunta, O que você deixou que eles fizessem com você? Gerou movimento, inovação, aperfeiçoamento, serviço? Ou te consumiu inutilmente? Se te consumiu inutilmente, já sei a resposta que você deu ali em cima quando perguntei quais eram os problemas de 5 anos atrás: – os mesmos de hoje!!!

E aí? Vai ir perdendo de 5 em 5 ou vai transformar o que não tem solução em impulso pra gerar coisas novas e melhores? Você realmente tem um eixo na sua vida como aquele que mantém a turbina fixa pra poder girar livremente? Um envolvimento de parafina que protege a vela e faz com que o pavio queime muito mais lentamente? Sem isso a turbina e a vela se desfazem…

Pra mim é isso que diz a Carta aos Romanos 8, 29 “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus“, estão falando de gente que tem seu eixo fixo no alto e sabe que sua proteção é um Amor que nunca acaba.

Tá explicado porque quando não tem mesmo solução, procuram Deus. É instintivo saber que quando não tem solução, só pode existir conversão.

@flaviocrepaldi

Fiquem com Deus! 

terça-feira, 4 de outubro de 2011

São Francisco de Assis e os animais


Olá blogueiros e pejoteiros! Boa tarde! ^^

Hoje a Igreja celebra o dia de São Francisco de Assis, que dentre outras características, é conhecido como o Santo protetor dos animais. E é por isso que hoje vamos refletir um pouco sobre isso. =D

Muitas são as vezes que vemos, escutamos, recebemos mensagens falando da violência contra animais. Muitas vezes também não sabemos o quanto podemos ter afeto e cuidado por essas criaturas. É por isso que o Catecismo da Igreja Católica vem nos dizer que:

“Os animais são criaturas de Deus que os envolve com a sua solicitude providencial. Pela sua simples existência, eles o bendizem e lhe dão glória. Também a eles os homens devem carinho. Lembremos com que delicadeza os santos como S. Francisco de Assis ou S. Filipe Neri tratavam os animais.” (n. 2416)

“Pode-se amar os animais, porém não se deve orientar para eles o afeto devido exclusivamente às pessoas.” (n. 2418)

Nós devemos cuidado e carinho com os animais. Nunca agir e nem condizer com violência contra essas criaturinhas de Deus. Somos chamados a nos opor a esse tipo de atitude. A protestar, a falar, a pedir. 

E assim também como coloca o Catecismo, pode-se amar os animais, mas não com o mesmo afeto que se tem por um humano. Não podemos dar mais valor aos animais do que as pessoas, podemos sim ter respeito enquanto criaturas de Deus. Sabemos que nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus, apenas nós. E que somos chamados a cuidar das outras criações.

Então, nesse dia de São Francisco de Assis, convido todos a refletir sobre a proteção dos animais e do meio ambiente. O que estamos fazendo sobre isso? Estamos tendo o devido cuidado com as criações do nosso Amado? 

Termino deixando algumas frases de São Francisco de Assis:
"E se por esse motivo tiver de suportar perseguições da parte de alguém, que então o ame ainda mais por amor de Deus."

"Ao servo de Deus nada deve desagradar senão o pecado."

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, em breve estarás fazendo o impossível."

"Onde a pobreza se une à alegria, não há cobiça nem avareza."

Fiquem com Deus! ^^ 
Alice Maria, Comunicação da PJ².

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Que pecados nos impedem de comungar?

Olá blogueiros e pejoteiros! ^^ Como estão?

É sempre muito bom quando aproveitamos nosso fim de semana para também estar mais perto de Deus não é? Seja na Santa Missa, como na PJ². 

E aproveitando o embalo da nossa formação de domingo, trago um artigo do prof. Felipe Aquino, da Canção Nova, onde ele fala um pouco mais sobre a questão dos pecados.
Para que um pecado seja mortal requerem-se três condições

 A Igreja nos ensina que não podemos comungar em pecado mortal sem antes nos confessar. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos de Deus: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio, etc.. É algo que nos deixa incomodados... 

Veja o que diz o Catecismo da Igreja Católica (CIC) sobre isso: 

domingo, 2 de outubro de 2011

Domingo \o/

Olá blogueiros e pejoteiros!!! =D 

Hoje é domingo, dia do Senhor, dia de Santa Missa. 
Também é dia de PJ². As 17h, no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Conj.Ceará. \o/
Levemos nossa alegria, nosso louvor, nosso coração aberto. ^^

E para já ir entrando no clima, vamos cantar com o Ministério Adoração e Vida: Além do véu.



Fiquem com Deus!^^