segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CinePJ² - O ritual



 

Venha participar de mais um evento da Pastoral da Juventude com Jesus!
O filme "O Ritual" foi indicado pelo Papa Bento XVI como sendo o filme mais verdadeiro sobre o tema exorcismo na Igreja Católica. 
Participando do CinePJ² você estará contribuindo para o Retiro da PJ²!
Vamos?!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

PJornal Online - Edição especial Retiro da PJ² 2011



E aê galerinha do blog! ;D
Hoje o PJornal traz um vídeo, edição especial
Retiro da PJ² 2011 !

Confira bastidores de alguns dos nossos Retiros anteriores!





Por hoje é só galerinha! Desculpem a demora e/ou falta de conteúdo, é que estamos trabalhando ativamente na produção e divulgação do Retiro. ;D

Fiquem com Deus!

Retiro da PJ² 2011 - Vamos?!


E aê galera do blog da PJ² ! Está se aproximando o dia do nosso Retiro! Você vai? Já se decidiu? Tá na dúvida? ;D

Que tal dar uma olhada em algumas partilhas que tivemos em um Retiro da PJ² de 2007?

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Rio de Janeiro sede da JMJ de 2013

De: Rádio Vaticano

(21/8/2011) No final da celebração, como habitualmente aos domingos, recitou-se o Angelus. Na breve alocução pronunciada nesta circunstância, o Papa pediu aos jovens que transmitam aos outros a sua estima:

“Nestes dias, quanto pensei naqueles jovens que aguardam o vosso regresso! Transmiti-lhes a minha estima, particularmente aos mais desfavorecidos, e também às vossas famílias e às comunidades de vida cristã a que pertenceis.

Não faltou um muito obrigado do Papa aos tantos bispos e padres presentes nesta JMJ, recomendando-lhes que promovam uma apropriada pastoral juvenil:

Não posso deixar de vos confessar que estou verdadeiramente impressionado com o número de Bispos e sacerdotes presentes nesta Jornada. Agradeço-lhes a todos do fundo da alma, animando-lhes, ao mesmo tempo, a continuar cultivando a pastoral juvenil com entusiasmo e dedicação.

De entre as saudações finais nas diversas línguas, ouçamos a que o Papa dirigiu aos jovens lusófonos:

“Queridos jovens e amigos de língua portuguesa, encontrastes Jesus Cristo! Sentir-vos-eis em contra-corrente no meio duma sociedade onde impera a cultura relativista que renuncia a buscar e a possuir a verdade. Mas foi para este momento da história, cheio de grandes desafios e oportunidades, que o Senhor vos mandou: para que, graças à vossa fé, continue a ressoar a Boa Nova de Cristo por toda a terra. Espero poder encontrar-vos daqui a dois anos, na próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, Brasil. Até lá, rezemos uns pelos outros, dando testemunho da alegria que brota de viver enraizados e edificados em Cristo. Até breve, queridos jovens! Que Deus vos abençoe!”

Já depois do Angelus, e antes da bênção final, Bento XVI pronunciou mais algumas palavras, recordando nomeadamente o grave acidente aéreo ocorrido no aeroporto de Madrid há precisamente três anos, exprimindo a sua “solidariedade espiritual” e “sentido afeto” a todos os que foram atingidos por aquela desgraça, como também aos familiares dos defuntos, encomendando as suas almas à misericórdia de Deus.

A concluir, a entrega da Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude aos jovens do Rio de Janeiro, sede da próxima JMJ, em 2013.

“Compraz-me agora anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro. Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão-de pô-la em marcha e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira.”

No momento em que os jovens de Espanha entregam aos do Brasil a cruz das Jornadas Mundiais da juventude, Bento XVI quis, como Sucessor de Pedro, confiar a todos os presentes uma “insigne incumbência”:

“Levai o conhecimento e o amor de Cristo ao mundo inteiro. Ele quer que sejais os seus apóstolos no século XXI e os mensageiros da sua alegria. Não O desiludais! Muito obrigado!”

No final da missa, Bento XVI abençoou e entregou uma pequena cruz, a cinco jovens, que é oferecida, ao mesmo tempo, a todos os presentes, como sinal de envio missionário. (Texto intergal em Viagens Apostolicas)

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

JMJ: PAPA SAÚDA JOVENS BRASILEIROS

De: Rádio Vaticano


Clique aqui para baixar ou ouvir a saudação do Papa em português!

Madri, 18 ago (RV) – “É uma imensa alegria encontrar-me com vocês aqui, no centro desta linda cidade de Madri, que hoje é também a capital dos jovens do mundo e para onde toda a Igreja está com os olhos voltados”.

Assim se dirigiu o papa às centenas de milhares de jovens reunidos na Plaza de Cibeles para a festa de acolhida da JMJ. Bento XVI também rezou para que a mensagem de Jesus, através dos jovens de todo o mundo reunidos em Madri, repercuta nos corações daqueles que não acreditam ou que se afastaram da Igreja.

Antes da saudação, na Praça, Bento XVI se deteve na Puerta de Alcala', onde o prefeito de Madri, Alberto Ruiz Gallardon, lhe deu de presente a chave da cidade. Em seguida, o papa, acompanhado por alguns jovens que representavam todos os continentes, e pelo arcebispo de Madri, Cardeal Rouco Varela, atravessou o arco central da grande porta e plantou uma oliveira: uma referência ao tema da 26ª edição da JMJ: “Enraizados em Cristos, firmes na fé”.

Ao logo do trajeto desde a Nunciatura até a Puerta de Alcala', que percorreu de papamóvel, Bento XVI foi longa e calorosamente aclamado pelos peregrinos. A multidão também fez festa no caminho da Puerta até a Plaza de Cibeles, durante o qual o papa foi “escoltado” também por um grupo de violonistas vestidos em trajes típicos que cantavam músicas do folclore local.

Ao chegar à Praça, Bento XVI ouviu a execução do hino oficial da JMJ “Firmes na fé”. 

Depois, 5 jovens dos vários continentes saudaram o papa e o pontífice retribuiu cumprimentando todos em diversas línguas. Em português, ele proferiu as seguintes palavras:

“Queridos jovens dos diversos países de língua oficial portuguesa e quantos vos acompanham, bem-vindos a Madrid! A todos saúdo com grande amizade e convido a subir até à fonte eterna da vossa juventude e conhecer o protagonista absoluto desta Jornada Mundial e – espero – da vossa vida: Cristo Senhor. Nestes dias ouvireis pessoalmente ressoar a sua Palavra. Deixai que esta Palavra penetre e crie raízes nos vossos corações, e sobre ela edificai a vossa vida. Firmes na fé, sereis um elo na grande cadeia dos fiéis. Não se pode crer sem ser amparado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo também para amparar os outros na fé. A Igreja precisa de vós, e vós precisais da Igreja”.
(CM)

JMJ: O PRIMEIRO DISCURSO DO PAPA EM MADRI

De: Rádio Vaticano

llegada de el papa benedicto xvi al aeropuerto de barajas madrid 18/8/2011 foto HANNA GRABWSKA
Madri, 18 ago (RV) - O papa foi recebido esta manhã no aeroporto internacional de Barajas pelos reis da Espanha, o arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Rouco Varela, autoridades políticas e civis do governo central, estadual e municipal, vários bispos e um grupo de fiéis.

Depois dos cumprimentos protocolares Bento XVI e o Rei Juan Carlos se dirigiram a um palanque de onde ouviram os hinos nacionais. O rei espanhol fez uma breve saudação e em seguida, foi a vez do papa proferir um discurso.

Como o faz sempre, o papa começou demonstrando gratidão. Um gesto importante, no contexto dos protestos de grupos laicistas contra a visita e as acusações contra a colaboração oferecida pelo governo e pelas autoridades locais.

Agradecendo ao Rei e à Rainha pela presença e as palavras de boas-vindas, o papa recordou as precedentes viagens à Espanha, como a visita a Santiago de Compostela e a Barcelona em 2010.

Em seguida, disse seu ‘obrigado’ a voluntários, famílias, paróquias, colégios e todas as instituições que acolhem os jovens de todo o mundo que estão nesta grande Cidade de Madri, cosmopolita e sempre com as portas abertas.

O papa apresentou sua viagem:

“Venho aqui para me encontrar com milhares de jovens de todo o mundo, católicos, interessados por Cristo ou à procura da verdade que dê sentido genuíno à sua existência. Chego como Sucessor de Pedro para confirmar todos na fé, vivendo alguns dias de intensa atividade pastoral para anunciar que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida. Para animar o compromisso de construir o Reino de Deus no mundo, no meio de nós. Para exortar os jovens a encontrarem-se pessoalmente com Cristo Amigo e assim, radicados na sua Pessoa, converterem-se em seus fiéis seguidores e valorosas testemunhas”.

Esta multidão de jovens que veio a Madrid… porque e para que vieram? – perguntou o pontífice.

“Embora a resposta deva ser dada por eles próprios, pode-se entretanto pensar que desejam escutar a Palavra de Deus, como lhes foi proposto no lema para esta Jornada Mundial da Juventude, de tal maneira que, arraigados e edificados em Cristo, manifestem a firmeza da sua fé”.

Bento XVI ressaltou que, no entanto, existem muitas dificuldades:

“Subsistem tensões e confrontos em muitos lugares do mundo, inclusive com derramamento de sangue. A justiça e o sublime valor da pessoa humana facilmente se curvam a interesses egoístas, materiais e ideológicos. Não sempre se respeita, como é devido, o meio ambiente e a natureza, que Deus criou com tanto amor. Além disso, muitos jovens olham com preocupação para o futuro diante da dificuldade de encontrar um trabalho digno, ou por terem perdido o emprego, ou por ser este muito precário”.

“Há outros – ressalvou – que precisam de prevenção para não cair na rede das drogas, ou de uma ajuda eficaz, caso desgraçadamente já tenham caído nela. Há muitos que, por causa da sua fé em Cristo, são vítimas de discriminação, que gera o desprezo e a perseguição, aberta ou dissimulada, que sofrem em determinadas regiões e países”.

Enfim, o papa quis tranqüilizar e estimular a juventude:

“Mas, eu volto a dizer aos jovens, com todas as forças do meu coração: Que nada e ninguém vos tire a paz; não vos envergonheis do Senhor. Ele fez questão de fazer-se igual a nós e experimentar as nossas angústias para levá-las a Deus, e assim nos salvou”.

“A Jornada Mundial da Juventude – concluiu – traz-nos uma mensagem de esperança, como uma brisa de ar puro e juvenil, com aromas renovadores que nos enchem de confiança face ao amanhã da Igreja e do mundo”.

No final, o papa confiou o evento a Santíssima Virgem Maria e à intercessão dos Santos protetores desta Jornada, pedindo a Deus que abençoe e proteja sempre os filhos da Espanha.
(CM)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Retiro da PJ² 2011


Louvor, Oração, Adoração, Pregação, Missa, Confraternização e muito mais!
Você não pode perder! ;D



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Especial Jornada Mundial da Juventude - Ao vivo

Você pode continuar acompanhando a Jornada através deste link : http://www.madrid11.com/index.php?option=com_content&view=article&id=842

Quando tiver mais coberturas da TV Canção Nova postarei aqui.


Artigo do Destrave sobre a JMJ 2011:

A Santa Missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude 2011, na Praça de Cibeles de Madri – Espanha, foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Madri, monsenhor Antonio Maria Rouco Valera, e concelebrada pelos bispos e sacerdotes que participam da JMJ 2011.
Num belo fim de tarde ensolarado jovens de todo o mundo reuniram-se na Praça de Cibeles para ouvir a direção e a voz da Igreja.

O agora *Beato João Paulo II foi lembrado pelo cardeal como o “Papa dos jovens”, aquele que se relacionava com esse público diretamente de coração para coração e que é um dos dez patronos da JMJ e seu  idealizador: “João Paulo foi um valente guerreiro e incansável, entregou tudo ao Senhor sem reter nada. O jovem de hoje precisa ver Jesus.

Em sua homilia, dirigida aos jovens de todo o mundo, o prelado deu as boas-vindas a todos aqueles que se encontram presentes em Madri: “A raiz da Espanha está na fé católica. A Igreja madrilenha abre as portas para acolher a cada jovem peregrino. Nestes dias estes lugares serão propícios para a vivência da fé”.
Dom Antonio Maria Rouco também se referiu ao ícone de Nossa Senhora presente na JMJ: “Maria sempre atuante na vida de todos nós. Jovens, rezem com Nossa Senhora, vocês são a esperança viva na Igreja e Maria intercede por vós.”

Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Stanislaw Rilko,  deixou sua mensagem ao final da Santa Missa e recordou mais uma vez o saudoso Papa revivendo suas palavras: “Não tenhais medo de fazer a opção por Cristo e adquirir a pérola preciosa do Evangelho pela qual vale a pena dar tudo.”
As leituras foram feitas nas diversas línguas. Foi viva e atuante a presença dos jovens em toda a Celebração Eucarística.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Especial Jornada Mundial da Juventude

Olá blogueiros! ;D 

Dia 16, amanhã, irá começar a Jornada Mundial da Juventude em Madrid, Espanha. E nós, mesmo não estando lá em Madrid, podemos acompanhar através da internet, das redes sociais, dos meios de comunicação, tudo que estará acontecendo.



O blog da PJ² reunirá todas essas informações durante os dias da Jornada, 16 à 21 de agosto. Portanto, fique de olho aqui! ^^

Você sabe o que é a Jornada Mundial da Juventude?


A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.

São celebradas anualmente. Em intervalos de 2 ou 3 anos, uma cidade é escolhida para celebrar a grande Jornada, na qual participam centenas de milhares de pessoas do mundo inteiro.

Durante as JMJs acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Mas todas as atividades com o mesmo objetivo: a busca de Deus.

A Jornada Mundial da Juventude será sediada em Madri, Espanha, em agosto de 2011.
Do dia 16 a dia 21 de agosto a cidade espanhola vai se transformar na capital mundial da juventude.
Entre no site da Jornada Mundial da Juventude em Madrid para mais informações. http://madrid11.com/pt


Não deixe de acompanhar esse evento tão especial para nós jovens cristãos. 

Fiquem com Deus!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Internet e mídias sociais, você vive sem?

 Pare um pouco agora e pense nessa situação: Você sem internet, seja pelo computador ou pelo celular, durante uma semana. Nas horas que costumeiramente você estaria na internet, o que você faria? E sobre sua comunicação com seus amigos, você iria até a casa deles? Como seria? Faça essa reflexão e continue esse texto. ;D 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Amor que não se cansa de amar

Boa tarde blogueiros! ;D Hoje trago um texto de um "ex-sempre-Pejoteiro" que agora é Missionário da Comunidade Católica Shalom. Na PJ² ele sempre teve um papel fundamental e sempre que pode contribui para nosso crescimento, seja em uma conversa, em uma formação, seja como for...ele sempre está presente. Esse é um artigo de Leonardo Tertuliano. ^^

Uma vez, em uma das reuniões da Comunidade, tivemos uma pregação sobre “Intimidade com Deus” dada por uma consagrada da Comunidade Shalom. Lembro-me o quanto fiquei tocado com essa pregação. Nossa irmã de Comunidade nos falava de uma experiência que ela vivera durante uma confissão, na qual o padre e ela fizeram juntos uma releitura do momento em que Adão e Eva pecaram e de como Deus reagiu naquela ocasião.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

PJornal Online - 10ª Edição

Boooa Taaarde galera! ;D
Essa é a 10ª Edição do PJornal Online!!!\o/
Informação e diversão é aqui!

10ª Edição

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Oi, Senhor!



E aêeee galerinha!!! ;D Muito boa a reunião da PJ² domingo não foi? Revigora nossas forças e ainda nos faz aprender muito mais sobre a amizade.

E nesse início de semana trago um texto da Manuela Cabral, lá do blog do Destrave da Canção Nova, onde ela fala sobre como nós utilizamos nosso tempo. É muito bom para refletirmos e quem sabe organizar alguma bagunça que fazemos com o nosso tempo. ;D

A vida é uma correria. São inúmeras tarefas a cumprir, muitas vezes simultaneamente! O grande desafio atual é encontrar “um tempo”: um tempo pra nós mesmos, para as pessoas que amamos, para o próximo… e a lista continua indefinidamente. Destes “tempos”, o mais precioso e também dos mais difíceis de priorizar no corre-corre cotidiano é o tempo sagrado da oração.

domingo, 7 de agosto de 2011

Promoção "Durma com os anjos"



Promoção "Durma com os anjos"


Quer ganhar um lindo travesseiro com a oração ao Anjo da Guarda, personalizado com
o nome da PJ² ? E ainda presentear um amigo seu com uma linda toalhinha de rosto?
Então junte agora seus amigos e participe! 


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Hoje é dia do Padre

De braços cruzados: Nosso querido Padre Rivaldo. ;D
Boa tarde blogueiros! Hoje, dia 04 de agosto é dia do Padre, você sabia? 


Padre Luizinho da Canção Nova escreveu um texto muito legal sobre "ter um amigo Padre." Vou deixar alguns trechos para vocês meditarem.

Neste mês de agosto em cada Domingo a Igreja meditará sobre uma vocação, neste 1° Domingo a liturgia vai refletir sobre a vocação sacerdotal. Dia 04 celebramos São João Maria Vianey patrono de todos os sacerdotes. Começo perguntando, você tem um amigo padre? O sacerdote é um amigo de trincheira, ouvi um padre experiente falar isso e fiquei meditando. Veio na minha cabeça a imagem de uma guerra e aquelas trincheiras formadas por sacos de areia que escondem vários soldados ou aquelas trincheiras feitas por grandes buracos no chão para que eles possam se proteger e contra atacar.

Pensei também em tantos filmes belíssimos de guerra que eu já assisti e aquele soldado que arrisca a vida para salvar o pelotão e até mesmo para salvar aquele único amigo machucado que ficou para trás. Ser amigo de trincheira é não ter nada a perder a não ser o amigo, é saber agir junto e ao mesmo tempo ser rápido para agir sozinho em favor do outro. Companheiro combatente onde a única verdade não é minha reputação ou voltar para casa, realizar meus sonhos, a única verdade que habita o coração combatente do amigo sacerdote é salvar a vida, mesmo que não seja a sua.

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai (João 15,15)

A amizade sacerdotal é uma escola, digamos que seja um discipulado onde hora se é discípulo e hora você é mestre. O padre é uma pessoa escolhida por Deus primeiro e que tem a capacidade de te conhecer e lapidar alma e coração, mas ele também é lapidado.


Padre Luizinho, Com. Canção Nova.
Que nós possamos colocar nossos queridos Padres em nossas orações e também no nosso coração. 
Deus abençoe e ilumine todos os Padres, em especial os da Paróquia Nossa Senhora da Conceição no Conjunto Ceará. ;D
Padre Rivaldo. Sorri aí vai! =D

Fiquem com Deus!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

PJornal Online - 9ª Edição

Depois de alguns dias de folga, 
o Pjornal está de volta! ;D
Informação e diversão é aqui!

9ª Edição

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Amizade

Booooooom dia galera! ;D

Eita segunda-feira! Todo mundo com coragem pra encarar a semana né?

Para começar a semana bem, vamos relembrar o nosso domingo? Vocês perceberam que o evangelho teve a ver com nossa dinâmica na PJ²?

O evangelho de ontem foi "Milagre da partilha" Mt 14, 13-21. Jesus multiplicou os 5 pães e 2 peixes para alimentar toda a multidão. Mas, vamos refletir um pouco... Jesus poderia muito bem ter transformado as pedras em pães e distribuir...Poderia ter transformado qualquer coisa em alimento e distribuir. Mas não, ele quis que todos fizessem parte daquele partilha, ele quis mostrar que a partilha é um gesto concreto de amor. O povo não só ficou satisfeito com o alimento, como se encheu de amor e aprendeu o dom de partilhar.

Mas o que isso tem a ver com a nossa dinâmica na PJ²? Nós começamos na PJ² um processo que em seu caminho exige muita partilha, muita doação: A amizade.

Amizades são feitas de pedacinhos. Pedacinhos de tempo que vivemos com cada pessoa. Não importa a quantidade de tempo que passamos com cada amigo, mas a qualidade do tempo que vivemos com cada pessoa.

Cinco minutos podem ter uma importância muito maior do que um dia inteiro. Assim, há amizades que são feitas de risos e dores compartilhados; outras de escola; outras de saídas, cinemas, diversões; há ainda aquelas que nascem a gente nem sabe de quê, mas que estão presentes. Talvez essas sejam feitas de silêncios compreendidos, ou de simpatia mútua sem explicação. 
Saint-Exupery(Pequeno Príncipe) disse: 'Foi o tempo que perdestes com tua rosa que fez tua rosa tão importante.' E eu digo que é o tempo que ganhamos com cada amigo que faz cada amigo tão importante. Porque tempo gasto com amigos é tempo ganho, aproveitado, vivido. 
Letícia Thompson-Canção Nova.

Mas nós só vamos perceber essa partilha na amizade, vivenciando. Com certeza ainda não estamos nesse processo com as pessoas que conversamos ontem...estamos nos conhecendo ainda. É o início do processo.

Mas já existem pessoas em nossa vida que partilhamos muitas coisas...pessoas que se doam por nós e que nós nos doamos por elas... São os nossos amigos.

Então, para concretizar nossas amizades, para revigorar, para também pedir por essas novas pessoas que conhecemos, vamos interceder? Em nosso blog existe uma página chamada "Intercessão e Oração". Vamos até lá deixar nosso pedido e também acolher o pedido de todos. Você pode colocar o nome de seus melhores amigos, daquela pessoa que você conheceu ontem na PJ², daquele amigo que não está muito bem...Enfim...coloca lá o seu pedido sobre a amizade, não necessariamente citando nomes. E também vamos acolher os outros pedidos, rezando e intercedendo em nossas orações.

Fiquem com Deus! ;D